Átila, o Huno, aterrorizou toda a Europa por cerca de 20 anos e, quando morreu, ele era conhecido como O Flagelo de Deus . Se você já se perguntou por que, aqui estão algumas razões pelas quais sua brutalidade lhe trouxe esse apelido.
1. Táticas aterradoras
Guerreiros hunos pilhados, Fonte: Wikimedia
Átila costumava usar táticas que faziam seus inimigos tremer de medo. Seus guerreiros frequentemente atacavam assustavam seus inimigos com gritos variados e discordantes, fazendo-os sentir como se estivessem lutando contra demônios ou animais selvagens. Eles atacaram de todos os lados, muitas vezes à distância, sem sequer uma ligeira misericórdia por aqueles que se opõem a eles no campo de batalha. Eles espalham destruição e desordem entre seus inimigos , muitas vezes conseguindo saquear o campo inimigo antes mesmo de serem notados. É por isso que muitos não se atreveram a se opor a Átila e seus hunos selvagens.
2. Massacre da Borgonha
Arqueiros famosos dos cavalos Hun, Fonte: Realm of History
Em 437 dC, os romanos contrataram hunos para ensinar aos borgonheses uma lição por sua pilhagem constante de Roma. Átila aceitou e viajou para a França atual. Embora Atilla e os hunos não tivessem nada pessoal contra o reino da Borgonha , eles não viam motivos para se conter . O castigo de Atilla aos borgonheses rapidamente se transformou no puro massacre. Cerca de 20 mil pessoas foram mortas, juntamente com Gundahar, rei da Borgonha. Como resultado, o primeiro reino da Borgonha entrou em colapso e esse evento mais tarde se tornou um mito, sendo incorporado na lenda gótica Nibelungenlied .
3. Punir os desertores
Empalamento vertical, Fonte: Wikimedia
Atilla definitivamente não era conhecido por mostrar misericórdia, mas cruzá-lo significava não apenas que você morreria, mas que morreria devagar e com muita dor. Muitos que se ressentiram de sua ascensão ao poder entre os hunos decidiram que era mais sábio fugir e se esconder entre os romanos. Mas em todo tratado de paz Átila exige o retorno dos desertores. Então, alguns deles foram pegos e enviados a ele. O castigo deles estava sendo empalado em uma estaca de madeira, enquanto ainda estavam vivos, deixando-os morrer lentamente e em grande agonia.
4. Destruição de Naissus
Hunos matando cidadãos romanos, Fonte: Wikimedia
Em 441 dC, Átila conseguiu conquistar Naissus , o berço de Constantino, o Grande, e importante centro comercial e industrial do império romano oriental. Provando que enormes paredes não eram mais um obstáculo para ele, Atilla reuniu todos os artesãos que os consideravam prisioneiros , pois eram um bem valioso. Depois, ele saqueou as riquezas da cidade, destruindo-a e matando o resto da população no processo. Representações posteriores de Naissus o mencionam como uma ruína deserta. Demorou mais de um século para a cidade se recuperar, mas nunca alcançou sua antiga glória.
5. Ele matou seu próprio irmão
Atilla e seu irmão Bleda, Fonte: Pinterest
No primeiro ano, Atilla governou junto com seu irmão Bleda , e eles tiveram muito sucesso em saquear e chantagear ambas as partes do império romano. Mas parece que Átila não queria mais compartilhar a fama e a riqueza, então ele organizou uma conspiração para assassinar seu próprio irmão . Não há descrições de como exatamente Bleda foi morta, mas podemos ter certeza de que não foi agradável. E, como indiscutível senhor da guerra dos hunos, a primeira coisa que Átila fez foi exigir ainda mais ouro de Roma como homenagem .
6. Massacres na Bélgica e no norte da França
Queima de uma cidade romana, Fonte: Pinterest
Quando Átila decidiu reivindicar metade do Império Romano do Ocidente como seu dote, ele invadiu o que hoje é a Bélgica e o norte da França. Durante o ano 451 DC, ele demitiu, massacrou e destruiu muitas aldeias, cidades e fortes . Mesmo aqueles que não se opunham a ele, como Trier e Metz, não demonstraram piedade. Ele simplesmente destruiu tudo em seu caminho, deixando um rastro de morte e destruição para trás . Nesse ponto, Atilla certamente parecia mais um castigo bíblico do que um inimigo humano comum.
7. Átila simplesmente amava a guerra
Ilustração de Átila, o Huno, Fonte: Pinterest
Muitas fontes retratam Átila, bem como guerreiro calculado e cuidadoso. Ele não era do tipo que age sem pensar, isso é certo. Mas ele adorava fazer guerra, saquear e deixar terras arrasadas para trás. Como o historiador Jordanes (século 6 dC) disse: “ Ele era um homem nascido no mundo para abalar as nações, o flagelo de todas as terras, que de alguma forma aterrorizou toda a humanidade ... Ele era de fato um amante da guerra. ”Então, no final, ele não fez todo esse assassinato e invasão apenas por alaúde e riquezas, mas também por diversão, fazendo-o parecer verdadeiramente mau, verdadeiramente como O Flagelo de Deus .