9.7.20

Mesoamérica





Mesoamérica ou Mesoamérica (em espanhol: Mesoamérica) é uma região e área de cultura nas Américas, estendendo-se aproximadamente do México central a Honduras e Nicarágua, dentro das quais várias sociedades pré-colombianas floresceram antes da colonização espanhola das Américas no dia 15. e séculos XVI.

Grupos pré-históricos nesta área são caracterizados por aldeias agrícolas e grandes capitais cerimoniais e político-religiosas. Essa área de cultura inclui algumas das culturas mais complexas e avançadas das Américas, incluindo os olmecas , teotihuacanos , maias e astecas .

O termo Mesoamérica - literalmente, "América Central" em grego - foi usado pela primeira vez pelo etnólogo alemão Paul Kirchhoff, que observou que havia semelhanças entre as várias culturas pré-colombianas na região que incluía o sul do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras ocidentais e planícies do Pacífico da Nicarágua e noroeste da Costa Rica. Na tradição da história cultural, a teoria arqueológica predominante do início ao meio do século 20, Kirchhoff definiu essa zona como uma área de cultura baseada em um conjunto de semelhanças culturais inter-relacionadas provocadas por milênios de interação inter e intra-regional (ie difusão).

Estes incluíam sedentismo, agricultura (especificamente a dependência do cultivo de milho), o uso de dois calendários diferentes (um calendário ritual de 260 dias e um calendário de 365 dias com base no ano solar), um sistema numérico de base 20 (vigesimal), pictográfico e sistemas de escrita hieroglífica, a prática de várias formas de sacrifício e um complexo de conceitos ideológicos compartilhados. A Mesoamérica também demonstrou ser uma área linguística definida por uma série de características gramaticais que se espalharam pela área por difusão.

A Mesoamérica é reconhecida como uma área cultural quase prototípica e o termo agora está totalmente integrado à terminologia padrão dos estudos antropológicos pré-colombianos. Por outro lado, os termos irmãos Aridoamerica e Oasisamerica, que se referem ao norte do México e oeste dos Estados Unidos, respectivamente, não tiveram uso generalizado.

Independentemente do uso arqueológico e etno-histórico, o termo também pode ser usado para se referir a um território econômico moderno designado por região mesoamericana (MAR), que compreende os países da América Central e nove estados do sudeste do México.





Astronomia

A astronomia mesoamericana incluía uma ampla compreensão dos ciclos de planetas e outros corpos celestes. Foi dada importância especial ao sol, à lua e a Vênus como estrela da manhã e da noite.

Os observatórios foram construídos em vários locais, incluindo o observatório redondo em Ceibal e o 'Observatório' em Xochicalco. Freqüentemente, a organização arquitetônica dos locais mesoamericanos era baseada em cálculos precisos derivados de observações astronômicas. Exemplos bem conhecidos disso incluem a pirâmide de El Castillo em Chichen Itza e o Observatório em Xochicalco. Um complexo arquitetônico único e comum encontrado entre muitos locais mesoamericanos é o E-Groups, alinhados de modo a servir como observatórios astronômicos. O nome deste complexo é baseado no Grupo E de Uaxactun, o primeiro observatório conhecido na área de Maya. Talvez o observatório mais antigo documentado na Mesoamérica seja o da cultura de Monte Alto. Este complexo consistia em 3 estelas planas e um templo orientado em relação às Plêiades.





O simbolismo do espaço e do tempo

Argumentou-se que entre as sociedades mesoamericanas os conceitos de espaço e tempo estão associados aos quatro pontos cardeais da bússola e ligados entre si pelo calendário (Duverger, 1999). As datas ou eventos estavam sempre ligados a uma direção da bússola, e o calendário especificava a característica geográfica simbólica peculiar àquele período. Resultantes do significado das direções cardeais, muitas características arquitetônicas mesoamericanas, se não assentamentos inteiros, foram planejadas e orientadas em relação à direcionalidade.

Na mitologia maia, cada ponto cardeal recebeu uma cor específica e uma divindade de onça-pintada (Bacab). Eles são os seguintes:


Hobnil - Bacab do Oriente, associado à cor vermelha e aos anos Kan.
Can Tzicnal - Bacab do Norte, atribuído a cor branca e os anos Muluc,
Zac Cimi - Bacab do Ocidente, associado à cor preta e aos anos Ix.
Hozanek - Bacab do Sul, associado à cor amarela e aos anos de Cauac.



Culturas posteriores como o Kaqchikel e o K'iche 'mantêm a associação das direções cardeais com cada cor, mas utilizam nomes diferentes.

Entre os astecas, o nome de cada dia estava associado a um ponto cardinal (conferindo significado simbólico), e cada direção cardeal era associada a um grupo de símbolos. Abaixo estão os símbolos e conceitos associados a cada direção:
Crocodilo do leste, serpente, água, cana e movimento. O Oriente estava ligado aos padres do mundo e associado à fertilidade vegetativa, ou, em outras palavras, à exuberância tropical.
Vento norte, morte, cachorro, onça pintada e pederneira. O norte contrasta com o leste na medida em que é conceituado como seco, frio e opressivo. É considerada a parte noturna do universo e inclui as habitações dos mortos. O cão (xoloitzcuintle) tem um significado muito específico, pois é aquele que acompanha o falecido durante a viagem às terras dos mortos e os ajuda a atravessar o rio da morte que leva ao nada.
Oeste - a casa, o cervo, o macaco, a águia e a chuva. O oeste foi associado aos ciclos de vegetação, especificamente às planícies temperadas que experimentam chuvas leves e às mudanças das estações.
Coelho do Sul, lagarto, ervas secas, urubu e flores. Está relacionada, por um lado, ao sol luminoso e ao calor do meio-dia e, por outro, à chuva cheia de bebida alcoólica. O coelho, o principal símbolo do oeste, estava associado a fazendeiros e a pulque.





Arte política e religiosa

A expressão artística mesoamericana era condicionada pela ideologia e geralmente relacionada ao foco em temas de religião e / ou poder sociopolítico. Isso se baseia amplamente no fato de que a maioria das obras que sobreviveram à conquista espanhola eram monumentos públicos.

Esses monumentos eram tipicamente erigidos por governantes que procuravam legitimar visualmente sua posição sociocultural e política; ao fazer isso, entrelaçaram sua linhagem, atributos e realizações pessoais e legado a conceitos religiosos. Como tal, esses monumentos foram projetados especificamente para exibição pública e assumiram várias formas, incluindo estela, escultura, relevos arquitetônicos e outros tipos de elementos arquitetônicos (por exemplo, pentes de telhado).

Outros temas expressos incluem o tempo de rastreamento, a glorificação da cidade e a veneração dos deuses - os quais estavam ligados ao aumento explícito das habilidades e ao reinado do governante que encomendou a obra de arte.

Outro tipo de arte pré-hispânica que foi produzida por seu significado interno, e não externo. É diferenciado do primeiro tipo em que seu valor está relacionado não tanto no que é visualmente retratado, mas no que representa. Louça de barro (vasos de cerâmica) é um exemplo desse tipo de expressão artística e era simbólica devido à origem do seu material de origem; eles estavam freqüentemente em rituais funerários e como os rostos invisíveis das estátuas.


A história da ocupação humana na Mesoamérica é dividida entre vários estágios ou períodos. São conhecidas, com ligeira variação, dependendo da região, como o paleo-indiano, o arcaico, o pré-clássico (ou formativo), o clássico e o pós-clássico. Os últimos três períodos, representando o núcleo da fluorescência cultural mesoamericana, são divididos em duas ou três sub-fases. A maior parte do tempo após a chegada dos espanhóis no século XVI é concentrada no período colonial.

A diferenciação dos períodos iniciais (isto é, até o final do Pré-clássico Tardio) geralmente reflete diferentes configurações da organização sociocultural que são caracterizadas pelo aumento da complexidade sociopolítica, pela adoção de novas e diferentes estratégias de subsistência e pelas mudanças na organização econômica. (incluindo aumento da interação inter-regional). O período clássico através do pós-clássico é diferenciado pela cristalização e fragmentação cíclica das várias entidades políticas em toda a Mesoamérica.

Cronologia e Cultura Wikipedia











Monte Alban é um grande sítio arqueológico pré-colombiano no estado mexicano de Oaxaca, no sul do México, e é uma das primeiras cidades da Mesoamérica. O centro cerimonial cívico do local de Monte Albán está situado no topo de uma cordilheira nivelada artificialmente, que com uma altitude de cerca de 1.940 m (6.400 pés) acima do nível médio do mar se eleva a cerca de 400 m (1.300 pés) do fundo do vale. O modo como este site foi desenvolvido permanece um mistério e, como muitos sites megalíticos antigos inexplicáveis ​​espalhados por todo o mundo, e talvez vinculados, é um enigma que leva muitos pesquisadores a concluir que era uma pista de aterrissagem para astronautas antigos, como o deserto de Nazca.


Fonte:https://www.crystalinks.com/mesoamerica1.html