15.7.20

Produzindo o "Carro do Povo" da Alemanha, 1945-1960







Besouros alinhados. 1953

Em 1933, Adolf Hitler contratou o engenheiro automotivo Ferdinand Porsche para desenvolver um "Carro do Povo" (literalmente um VolksWagen). O Volkswagen precisaria ser capaz de transportar uma família de cinco pessoas a velocidades sustentadas de 100 km / h (62 milhas por hora), com uma eficiência de combustível de 32 milhas por galão. Também precisaria ser barato para consertar e substituir peças desgastadas. O nome da Volkswagen, no entanto, não se tornaria oficial até alguns anos depois. O novo carro foi inicialmente marcado com o Porsche Type 60, depois batizado de KdF-Wagen, sendo o KdF as iniciais do braço de lazer do Terceiro Reich (Kraft durch Freude ou Strength through Joy).

Em outubro de 1935, foi lançado o primeiro protótipo do Tipo 60, conhecido como "V1". Em 1936, começaram os testes dos três primeiros protótipos "V3", construídos na loja da Porsche em Stuttgart. Em 1937, trinta modelos de pré-produção "W30", fabricados pela Daimler-Benz, haviam passado por 2.900.000 km (1.800.000 milhas) de testes adicionais. Todos os carros já tinham a forma redonda distinta e o motor montado na traseira, refrigerado a ar.

O plano de Hitler era que o novo carro fosse acessível a todos e introduziu uma forma de pagamento parcial para eles. Os consumidores comprariam um "Sparkarte" (um cartão de poupança) ao custo de 1 Reichsmark, o equivalente a cerca de 30p ou cerca de 40 centavos de dólar. Após a compra do Sparkarte, eles foram obrigados a comprar pelo menos 5 Reichsmark de selos por semana, o que resultou em aproximadamente 1,35 libras esterlinas ou US $ 2 dólares. O salário médio dos alemães na época era de 32 Reichsmark por semana. A soma total a pagar pelo carro básico era 990 Reichsmark.

Uma fábrica foi construída em Fallersleben (mais tarde denominada Wolfsburg) para produzir em massa os carros, com o próprio Hitler sendo a pedra angular em 1938. No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, apenas um punhado de carros de consumo havia sido produzido e todos os pedidos dos clientes havia sido cancelada quando a produção foi trocada de veículos civis para veículos militares.

Após a conclusão da guerra em 1945, o major do exército britânico Ivan Hirst foi encarregado de controlar a fábrica bombardeada. Ele convenceu os militares britânicos a encomendar 20.000 carros e logo a fábrica produzia 1.000 por mês. O Volkswagen passou a ser conhecido como o "Fusca" por sua aparência arredondada.

Nas décadas seguintes, a produção do Fusca aumentou e se tornou um dos carros mais populares e reconhecíveis do mundo. Quando o último Fusca saiu da linha de montagem em 2003, mais de 21,5 milhões haviam sido construídos. Essas fotos mostram o processo eficiente e produtivo que tornou o Fusca onipresente nas ruas do mundo inteiro. Eles também mostram uma empresa no auge de sua reputação, muito antes de seu escândalo atual enganar os padrões de emissões.


Alguns dos primeiros "besouros" da Volkswagen produzidos na Alemanha Ocidental. 1945


Besouros estacionados, 1953.


Linha de fabricação. 1952


A linha de montagem. 1952


A linha de montagem. 1952


A linha de montagem. 1952


A linha de montagem. 1952


A linha de montagem. 1954


A linha de montagem. 1955


A linha de montagem. 1955


A Volkswagen comemora a produção do milionésimo besouro da empresa. 1955


Novos besouros saindo da fábrica. 1956


A linha de montagem. 1956


A linha de montagem. 1956


A linha de montagem. 1958


A linha de montagem. 1960.


A linha de montagem. 1960.


A linha de montagem. 1960.

(Crédito da foto: Corbis / Getty Images).

Em: https://rarehistoricalphotos.com/building-beetles-1945-1960/