13.7.20

Um olhar sobre as antigas civilizações sul-americanas

A América do Sul é o lar de extensas costas e leitos de rios que a tornaram um berço da civilização desde os tempos antigos. As sociedades foram capazes de acessar água, cultivar alimentos e florescer. Fazer uma viagem pelos rios do Peru, Brasil e Equador é como dar um passo atrás na história , oferecendo contato direto com o mundo de nossos ancestrais. Continue lendo para aprender um pouco mais sobre o rico passado da região.





Peru: Caral, Moche, Chachapoyas e Inca

O Peru tem abrigado várias civilizações andinas antigas ao longo dos anos, graças à sua proximidade com o oceano e com as exuberantes florestas montanhosas, oferecendo uma abundância de recursos essenciais para as comunidades locais. A civilização Norte Chico, ou Caral, foi a primeira civilização a surgir ao longo da costa norte do Peru. Essa complexa sociedade pré-colombiana é uma das mais antigas culturas conhecidas das Américas e prosperou entre o século 30 e o século 18 aC.

Após o Caral, veio a civilização Moche , que floresceu no norte do Peru entre 100 e 800 dC. Essa sociedade não era uma civilização no sentido tradicional, mas, ao contrário, acredita-se que tenha sido um grupo de comunidades autônomas que compartilhavam uma cultura abrangente. Você pode ver temas comuns em sua arte e arquitetura que apontam para um sistema comum de mitologia e crença. O povo Moche é talvez mais conhecido por sua cerâmica pintada única e metalurgia de ouro.

Os Chachapoyas , também conhecidos como "Povo das Nuvens", eram uma civilização antiga que vivia um pouco mais longe da costa. Eles contavam com a abundância de rios que corriam pelas montanhas do que é hoje o norte do Peru. O surgimento dos Chachapoyas remonta a algo entre 200 aC e 700 dC, mas eles foram exterminados pelo império inca nos anos 1500.





Brasil: tribos caçadores-coletores

Antes de sua descoberta pelos europeus, o Brasil era o lar de milhares de tribos de caçadores-coletores que viviam principalmente na floresta e ao longo dos rios. Embora essas tribos não tenham deixado muito para trás na arquitetura, a bacia amazônica do Brasil é rica em gemas arqueológicas. A cerâmica mais antiga já descoberta no hemisfério ocidental foi encontrada aqui e data de impressionantes 8.000 anos . Os arqueólogos também encontraram outras evidências de uma cultura rica, incluindo jóias, figuras e muito mais.






Estatueta Feminina Valdivia (2600-1500 AEC), Museu do Brooklyn

Equador: Valdivia, Machalilla e Chorrera

No início de sua história, o Equador abrigava principalmente caçadores-coletores. Não viu sua primeira grande civilização surgir até cerca de 3500 aC, quando os Valdivia criaram uma pequena cidade cujos restos podem ser vistos até hoje. Eles estavam entre as primeiras sociedades nas Américas a começar a usar cerâmica e possuíam sofisticada tecnologia marítima que lhes permitia estabelecer extensas redes comerciais.

Após o Valdivia, o povo Machalilla assumiu a área e a converteu em um assentamento agrícola. Essa civilização floresceu até cerca de 1000 aC, quando o império Chorrera assumiu. O Equador continuou a ver as civilizações murcharem e renascerem pelos próximos 500 anos, até a invasão do império espanhol.

A América do Sul é o lar de uma rica história que remonta a milhares de anos. Se você viaja ao longo da costa e dos rios, pode ver os restos do que antes eram grandes civilizações que levaram ao mundo que conhecemos hoje.




Em:https://www.rainforestcruises.com/jungle-blog/a-look-into-ancient-south-american-civilizations