10.7.20

Perséfone




Perséfone (aka Kore) era a deusa grega da vegetação, especialmente os grãos, e a esposa de Hades , com quem ela governa o submundo. Um elemento importante dos Mistérios Eleusinianos e do festival Thesmophoria, a deusa era adorada em todo o mundo grego e freqüentemente aparecia em todas as formas de arte grega.
Kore - Perséfone - Proserpina 

Em muitos cultos antigos, a deusa, juntamente com sua mãe Deméter , está associada à vegetação e aos grãos. Nesse disfarce, ela é mais frequentemente chamada de Kore, significando 'filha' e 'donzela'. Na mitologia grega , a deusa, como esposa de Hades, é a rainha do submundo e leva seu outro nome, Perséfone. Nesse disfarce, ela era vista como uma protetora no pós-vida, embora Hesíodo a descrevesse repetidamente como "pavor Perséfone" em sua Teogonia . Em vários outros mitos, Perséfone é a mãe de Dionísio (com Zeus , que também é seu pai) - embora Semele seja o candidato mais comum - e briga com Afroditepelas atenções de Adonis , diabolicamente bonito , os dois decidem compartilhar o famoso amante em turnos divididos. No mundo romano, a deusa era conhecida como Proserpina.

Perséfone e Hades

Segundo a mitologia , Hades, deus do submundo, se apaixonou pela bela Perséfone quando a viu colhendo flores um dia em um prado. O deus então a levou em sua carruagem para morar com ele no submundo escuro. Em alguns relatos, Zeus havia dado seu consentimento ao seqüestro, sendo a localização do crime tradicionalmente colocada na Sicília (famosa por sua fertilidade) ou na Ásia.

Enquanto isso, Demeter procurava na terra por sua filha perdida e, embora Helios (ou Hermes ) lhe contasse o destino de sua filha, ela, no entanto, continuou suas andanças até que finalmente chegou a Elêusis . Foi aqui, disfarçada como uma mulher idosa, que a deusa cuidou de Demophon (ou Triptolemos, que mais tarde daria os grãos à humanidade e ensinaria agricultura), o único filho de Metaneira, esposa de Keleos, rei de Elêusis. Para recompensar a família por sua bondade, Demeter começou a tornar Demophon imortal, colocando-o no fogo todas as noites. No entanto, quando Metaneira viu isso, ela disparou um alarme. Em resposta, Deméter revelou sua verdadeira identidade e exigiu um temploser construído em sua honra. Este foi o começo do célebre santuário de Elêusis.
PERSÉFONE PODERIA TER SIDO LIBERTADA DE HADES SE ELA NÃO TIVESSE COMIDO NADA NO SUBMUNDO DURANTE SEU CATIVEIRO, MAS NO ÚLTIMO MOMENTO, HADES DEU A ELA UMA SEMENTE DE ROMÃ.

Quando o templo foi concluído, Deméter se retirou do mundo e viveu dentro dele; ao mesmo tempo, ela criou uma grande seca para convencer os outros deuses a libertar Perséfone de Hades. Como a seca reivindicou cada vez mais vítimas, Zeus finalmente enviou Hermes para persuadir Hades a libertar sua noiva. Antes de desistir, porém, o astuto Hades colocou um caroço de romã na boca da garota, sabendo que seu gosto divino a obrigaria a voltar para ele. Em outras versões do mito, Perséfone poderia ter sido libertada se ela não tivesse comido nada no submundo durante o cativeiro, mas no último momento, Hades deu a ela uma semente de romã. Finalmente, como compromisso, foi decidido que Perséfone seria libertada, mas que ela teria que retornar a Hades por um terço do ano (ou em outras contas pela metade).
Significado do Mito

A história de Deméter e Perséfone talvez tenha simbolizado a mudança das estações e a mudança perene da vida para a morte , para a vida mais uma vez, ou em outras palavras, as mudanças do verão para o inverno e o retorno da vida na primavera, como visto na agricultura . O ciclo tornou-se um dos rituais dos mistérios sagrados de Elêusis; de fato, os símbolos do culto eram espigas de trigo e uma tocha - lembrando a busca de Deméter por Perséfone e que os rituais eram realizados à noite. Como todos os iniciados foram obrigados por um juramento sagrado de não revelar os detalhes dos Mistérios, eles até hoje têm permanecido apenas isso, um mistério.




Outra interpretação do mito de Perséfone pode ser que ele representa quando os gregos armazenaram seus grãos no subsolo por parte do ano para protegê-los do calor do verão. A favor deste argumento é que no clima da Grécia as sementes são semeadas no outono e rapidamente germinam para crescer durante o inverno. Portanto, o tempo de Perséfone em Hades não seria igual ao inverno na estação agrícola, mas sim ao verão. Qualquer que seja o significado exato, a associação entre Perséfone e a agricultura está firmemente estabelecida em rituais, literatura e arte antiga. Finalmente, o mito do seqüestro de Hades também pode se referir à prática grega de meninas casarem-se no início da adolescência, uma perda para as mães como Perséfone foi para Deméter. 
Outros cultos de Perséfone

O culto de Perséfone foi especialmente forte na Sicília e no sul da Itália , e além dos mistérios eleusinos de Elêusis havia santuários para a deusa em todo o mundo grego, principalmente em Locri Epizephyrii, Mantinea, Megalópolis e Esparta . Aqui as festividades anuais celebravam o casamento de Perséfone e sua colheita de flores. Thesmophoria era uma celebração grega da deusa e de sua mãe. Exclusivo para as mulheres , era realizado anualmente antes do período de semeadura, quando eram feitos sacrifícios e os restos de porcos em putrefação eram misturados com as sementes. Perséfone, em seu disfarce de Rainha do Submundo, era frequentemente apelada em tabuletas de maldição e no ouro inscrito folhas enterradas com os seguidores mortos do orfismo, que deram instruções sobre como se comportar na vida após a morte. 



Perséfone em Arte

Perséfone raramente aparece na arte antes do século VI aC, e então ela geralmente é mostrada com Deméter; freqüentemente usam coroas e seguram uma tocha, cetro ou talos de grãos. Uma famosa laje de alívio de Elêusis do século V aC mostra Deméter e Perséfone (segurando uma tocha) em ambos os lados de Triptolemos. Está em exibição permanente no Museu Arqueológico Nacional de Atenas . Na cerâmica de figuras vermelhas do sótão durante todo o período clássico, Perséfone é frequentemente mostrada sentada em seu trono em Hades.

Afrescos no túmulo real do século IV aC em Aegae (Vergina), em Pieria, na Macedônia , mostram Hades sequestrando a deusa e explicam o popular rótulo 'Tumba de Perséfone'. Uma descoberta espetacular recente é o grande mosaico de seixos , medindo 4,5 por 3 metros da tumba helenística de Anfípolis , que novamente mostra o deus Hades seqüestrando Perséfone em uma carruagem liderada por Hermes. O sequestro de Perséfone por Hades também era um assunto popular na escultura romana , especialmente em sarcófagos, e continuou sendo assim para os pintores a óleo dos séculos XVIII e XIX.