2.3.11

25/02/1836 – Colt, a revolução das armas


A sensação de poder é algo buscado pelos homens há muito tempo. Desde os velhos filmes sobre o Velho Oeste, filmes futuristas e na própria realidade, as armas de fogo fazem revoluções e deixam os homens com a idéia de onipotência dificilmente encontrada em outro lugar a não ser na força. Existe uma piada a qual diz que Deus criou os homens, mas foi Samuel Colt quem deixou todos iguais. Samuel Colt é um inventor americano nascido em 1814 e sua invenção revolucionou a História. Colt Nasceu numa família de agricultores e religiosa. Com 10 anos Colt adquiriu uma enciclopédia a qual lia ao invés de fazer seus estudos bíblicos. O garoto descobriu as invenções de Robert Fulton sobre a pólvora e outras invenções ditas impossíveis para a época. Este fato plantou a ambição de entrar para a História como criador de uma arma impossível. Até este momento as armas de mão efetuavam um único tiro e precisavam ser recarregadas, manualmente, a cada tiro.

Em 1832 o pai de Colt o embarca numa viagem missionária cujo objetivo era converter os habitantes de Calcutá ao cristianismo. De bobeira, curtindo a viagem Colt observa a roda que dava propulsão ao navio. Neste momento uma lâmpada se acende acima da cabeça de Colt, era a idéia de se criar o revólver de 6 tiros com câmara móvel. Ao retornar aos Estados Unidos, financiado pelo pai, Colt fabrica duas armas: a primeira explode durante o disparo, a segunda não disparava. Frustrado, retorna a trabalhar com o pai numa fábrica têxtil.

Apesar dos problemas Colt não desiste de fabricar seu revólver e apresenta sua idéia para uma fábrica de armas. Em 25 de fevereiro de 1836 ele obtém a patente pela primeira arma de mecanismo giratório. Com o passar dos anos a fábrica de armas se dissolve e Colt resolve então revolucionar, imaginando não uma produção artesanal das armas, mas uma linha de produção. Infelizmente não consegue levar sua idéia adiante até 1847, quando recebe o pedido de 1000 revólveres pelo Capitão Sam Walker, que havia comprado um dos primeiros revólveres de Colt. Mais tarde Samuel Colt cria sua própria fábrica de armas, a Colt’s Patent Fire-Arms Manufacturing Company, seu sucesso cresce tanto que o nome Colt vira sinônimo para revólver. O sucesso de Colt deve-se ao receio que os países tinham em ficar para trás na corrida pelas armas, desta maneira cada país passa a comprar as armas de Colt.

Uma curiosidade é que em 1843 Colt não conseguia desenvolver sua idéia, não conseguia levá-la adiante, então ele se junta com Samuel Morse – sim o do Código Morse – para desenvolverem detonadores subaquáticos. Os detonadores não dão o resultado esperado à dupla, mas os cabos que utilizavam se mostraram excelentes para ligar telégrafos por baixo de rios e lagos.

No ano de 1860 a saúde de Colt começou a declinar, mesmo assim ainda escrevia seu nome na História fornecendo armas durante a Guerra Civil Americana. Colt falece em 1862.

Fonte:http://historica.com.br/hoje-na-historia/colt-a-revolucao-das-armas