por: Thiago Jansen
Em 1991, ao dar passagem para Gerhard Berger vencer o GP do Japão, Ayrton Senna conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1 e entrou para o seleto time dos tricampeões do mundo, que só havia admitido até aquele momento outros cinco pilotos: Jack Brabham (aos 40), Jackie Stewart (34), Niki Lauda (35), Nelson Piquet (35) e Alain Prost (34). Todos chegaram ao título com mais de 31 anos, idade de Senna ao tornar-se campeão.
- Doeu no coração dar a vitória que foi sofrida e resultado de uma grande luta. Mas esta dor é nada comparada com a emoção pelo terceiro título - afirmou Ayrton Senna, que tirou o pé na última volta e deixou seu companheiro, Gerhard Berger, ultrapassá-lo na última curva antes da bandeirada, obedecendo ao diretor da equipe, Ron Dennis.
Apesar de ter que entregar a vitória ao colega, alívio e satisfação foram os sentimentos que dominaram o piloto após o fim da luta pelo terceiro título de sua carreira. Ao esvaziar na própria cabeça a garrafa de champagne pelo segundo lugar no GP do Japão, Senna deixou escorrer a mágoa e a frustração pelos dois campeonatos anteriores, marcados por sua desclassificação pela Federação Internacional do Automóvel (1989) e por sua vitória controversa, após uma batida com Prost (1990). Com o segundo lugar do pódio, Senna pode saborear um título que parecia fácil no início de 1991 e ficou complicado no meio da temporada, devido à desvantagem técnica entre a sua McLaren e a Williams do inglês Nigel Mansell – o único que até parar na 10º volta, em Suzuka, ainda podia alcançá-lo na soma dos pontos.
Um herói nacional
Motivado pelo pai empresário, Milton Guirado Theodoro da Silva, um entusiasta das competições automobilística, Ayrton Senna começou a competir oficialmente em provas de kart, aos 13 anos. Sua estreia na Fórmula 1 foi em 1984, pela equipe Toleman. Desde então, foram quatro equipes, 162 GPs disputados, 41 vitórias, 80 pódios, 610 pontos e 65 pole positions. O título de 1991 foi seu último na Fórmula 1. Em 1994 Ayrton Senna morreria tragicamente em um acidente no Autódromo Enzo e Dono Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino. Ainda hoje Ayrton Senna é considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial.
Fonte: JBLOG