1.10.12

Dez artistas pioneiros da TV brasileira

Conheça quem, assim como Hebe Camargo, tem uma história de vida que se confunde com a história da televisão no Brasil
Naiara Bertão


Hebe Camargo entrevista o astronauta Neil Armstrong, três meses depois de sua viagem à Lua,1969 (Deco Rodrigues)

Não há dúvida de que a apresentadora Hebe Camargo foi um ícone da TV e fez história com seu jeito descontraído e simpático de conquistar os entrevistados. Em 1950, ela foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, cantando o Hino da Televisão. Ela não foi à estreia alegando estar doente, o que foi desmentido anos mais tarde, quando confessou ter ido encontrar um pretendente na ocasião. Em seu lugar, cantou Lolita Rodrigues, fato que selou o início de uma amizade que durou toda a vida.


A cerimônia de inauguração da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950, contou com um show chamado TV na Taba, do qual participaram outros pioneiros como Wilma Bentivegna, Aírton Rodrigues e Lima Duarte. A emissora funcionava em uma parte dos estúdios das rádios Tupi e Difusora, no bairro do Sumaré, em São Paulo.

Nomes como Nair Bello, Inezita Barroso, Elizet Yara Lins, Lourdes Rocha, Eloísa Mafalda,Homero Silva e Walter Forster também participaram do início da história da TV no Brasil.

Nair Bello

Nair Bello, Lélio Ravagnani (marido falecido de Hebe) e Hebe Camargo.



Começou sua vida profissional aos dezoito anos (1949), na extinta Rádio Excelsior. Em 1951, estreou no cinema no filme Liana, a Pecadora, onde contracenou com Hebe Camargo, que se tornou uma de suas melhores amigas. Na TV fez carreira em novelas e minisséries. Em 1960, participou como atriz coadjuvante no seriado infantil A Turma dos Sete, já na TV Record. Um dos seus papéis de maior destaque foi a Dona Santinha, a dona de uma pensão que usava o seu tamanco para se defender dos trapaceiros. Em 2007, Nair Bello faleceu, vítima de câncer, após passar meses em coma na UTI em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.


Lolita RodriguesLolita Rodrigues, amiga de Hebe há 68 anos, chega ao velório no Palácio dos Bandeirantes



Seu verdadeiro nome era Sílvia Gonçalves Rodrigues Leite. Sua beleza e graciosidade eram tamanhas que foi apelidada de La Salerosa. Na inauguração da TV Tupi, em 1950, Lolita substituiu Hebe Camargo e cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira, com letra do poeta Guilherme de Almeida. Em 1952, começou a namorar Aírton Rodrigues, casando-se alguns anos depois. Foram considerados o Casal 20 na primeira fase da TV brasileira. Juntos, apresentaram os programas Almoço com as Estrelas e depois o Clube dos Artistas. Uma das melhores amigas da apresentadora Hebe Carmago.


Lima Duarte
Lima Duarte na novela 'Roque Santeiro', da Rede Globo, 1985



Foi convidado para ser diretor da TV Tupi, mas recusou. Cassiano Mendes entrou em seu lugar. Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, Sua Vida Me Pertence, tornando-se um dos principais atores do país. Com a falência da emissora (1980), foi contratado pela Rede Globo como diretor, graças à fama obtida ao conduzir a telenovela Beto Rockfeller. Fez história ainda com as novelas O Bem-Amado, Roque Santeiro e O Salvador da Pátria.


Inezita BarrosoTinoco é recebido por Inezita Barroso no programa 'Viola Minha Viola', na TV Cultura, em sua última aparição na TV



Ignez Magdalena Aranha de Lima, conhecida por Inezita Barroso, é a apresentadora de televisão mais longeva do Brasil. Aos 87 anos de idade ela comanda há 32 anos o programa Viola, minha Viola, da TV Cultura. Ela participou da transmissão inaugural da TV Tupi, emissora na qual apresentou diversos programas. A partir de 1954 passou a se apresentar na TV Record, onde entrou como primeira cantora contratada. A música sempre foi muito presente em sua vida. Ela tem 80 discos gravados e inúmeros prêmios como cantora. Trabalhou também na Rádio Nacional, em São Paulo. No SBT apresentou um programa musical que levava seu nome.



Wilma Bentivegna

Começou sua carreira aos nove anos no programa Clube do Papai Noel e foi a primeira cantora a se apresentar na extinta TV Tupi. Sua especialidade eram versões de músicas estrangeiras de sucesso na época. Tornou-se nacionalmente conhecida ao gravar Hino ao amor, em 1959. Ganhou prêmios e participou de telenovelas e do filme Custa Pouco a Felicidade, de Geraldo Vietri (1952). Foi apresentadora de O Mundo é das Mulheres, de 1955, na TV Tupi, ao lado de Hebe Camargo, Lourdes Rocha, Eloísa Mafalda e Cacilda Lanuza.


Aírton Rodrigues

Apresentou ao lado de sua esposa, Lolita Rodrigues, os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas, na extinta TV Tupi, em São Paulo. Posteriormente apresentou o Almoço com as Estrelasno SBT, programa encerrado após a separação do casal. Mesmo assim, anos mais tarde, já separados, o casal voltou para a TV Tupi e apresentaram o programa Os Comunicadores. Tornou-se, mais tarde, um dos maiores críticos de TV. Ayrton faleceu aos 71 anos em 1993.

Walter Forster

O ator protagonizou o primeiro “beijo na boca” transmitido pela TV brasileira, em 1951, na telenovelaSua Vida me Pertence, contracenando com Vida Alves. Apesar de ter sido só um selinho, como diria Hebe Camargo nos dias de hoje, o ator ganhou fama com a cena inédita. Desde a inauguração da TV Tupi ele já atuava em todas as discussões e decisões de elenco para a emissora. Ele foi responsável pela produção e direção de Hebe Camargo no programa O Mundo é das Mulheres e apresentou oIntimidade. Participou da telenovela Beto Rockfeller e comandou, ao lado de Cidinha Campos, as primeiras imagens em cores da TV Tupi. Em 1983, participou da versão brasileira de Acredite se Quiserna TV Manchete. Faleceu em 1996.

Yara Lins

Foi o primeiro rosto a aparecer na televisão brasileira, no dia 18 de setembro de 1950. Ela foi convocada para gravar o prefixo da emissora: "PRF-3 Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina". Apresentou com Hebe Camargo o programa O Mundo das Mulheres. Foi uma das atrizes do programa TV Vanguarda, da TV Tupi, do qual Lima Duarte também foi um dos ícones. Além de trabalhar no teatro e cinema, ela também atuou em novelas da Rede Globo como Selva Pedra (1986) e em Laços de Família (2001). Também atuou ao lado de Miguel Falabella e Reginaldo Faria na minissérie As Noivas de Copacabana. Yara faleceu em 2004, aos 74 anos, de insuficiência respiratória.

Lourdes Rocha

Em 1955, ela foi convidada por Walter Forster a participar de O Mundo é das Mulheres, programa que a colocou, assim como as demais apresentadoras, entre elas Hebe Camargo, no hall da fama televisiva. Logo depois foi convidada para ir trabalhar na TV Excelsior, onde participou de várias novelas – A Moça que veio de Longe, A Outra Face de Anita, Ilsa, O Céu É de Todos, Quatro Filhos e Redenção - a mais longa novela brasileira da história.

Homero Silva

Apresentador ícone da televisão brasileira, foi sua voz que comandou o primeiro programa televisivo do Brasil, o TV na Taba, no dia da inauguração da TV Tupi, em 1950. Na televisão também apresentou os programas Ponta de Lança, Boa Noite Amigos, e o famoso Clube dos Artistas, uma criação de Airton Rodrigues, apresentado por Homero Silva. Comandou também o programa de auditório Clube Papai-Noel, que revelou vários cantores e cantoras, entre eles, Wilma Bentivegna. Quando deixou a TV Tupi, Homero Silva foi ser Presidente da Fundação Padre Anchieta e, posteriormente, diretor artístico da Rádio Cultura. Faleceu em 1981. Em São Paulo, capital, uma praça no Bairro da Pompéia recebeu o seu nome.
Fonte: http://veja.abril.com.br/