História
Calendário hindu, também conhecido como o calendário Saka é o calendário tradicional indiano.
Muitos dos festivais religiosos hindus e eventos são baseados no calendário Saka.
Os vários calendários hindus são baseadas em eras e épocas.
Geralmente, o calendário hindu segue o ano lunar, que consiste de 12 meses lunares.
Um mês lunar tem duas quinzenas.
O calendário do sistema hindu
Diversidades culturais da Índia são de proporções excêntricas – mesmo quando se trata de dias contados.
Basta imaginar as pessoas em diferentes partes do país, utilizando 30 diferentes sistemas de data! Com tantos calendários diferentes, pode pousar até ter um par de celebrações do ano novo a cada mês!
Até 1957, quando o governo decidiu colocar um fim a esta confusão colossal, cerca de 30 calendários diferentes estavam sendo usados para se chegar às datas das diversas festas religiosas entre hindus, budistas e jainistas.
Estes calendários foram principalmente com base nas práticas astronômicas dos sacerdotes locais e “kalnirnayaks” ou tomadores de calendário.
Além disso, os muçulmanos seguiram o calendário islâmico, eo calendário gregoriano foi utilizado para fins administrativos por parte do governo.
Calendário Nacional da Índia
O calendário nacional atual da Índia, foi criada em 1957 pela Comissão de Reforma do Calendário que formalizou um calendário lunissolar em que os anos bissextos são coincidentes com os do calendário gregoriano, e os meses são nomeados após as tradicionais indianas meses.
Este calendário indiano reformado começou com Saka Era, Chaitra 1 de 1879, o que corresponde a 22 de março de 1957.
Épocas e Eras
No calendário civil indiano, a época inicial é a Saka Era, uma era tradicional da cronologia indígena, que é dito ter começado com a adesão do rei Salivahana ao trono, e também é a referência para a maioria dos trabalhos astronômicos na literatura sânscrita escrito depois de 500 dC .
No calendário Saka, o AD 2002 é 1925.
A outra época popular é a era Vikram que acredita-se ter começado com a coroação do rei Vikramaditya. A AD 2002 corresponde a 2060 neste sistema.
No entanto, a teoria religiosa hindu de eras divide o tempo em quatro “yugs” ou “yugas” (idades): Satya Yug, Treta Yug, Dwapar Yug e Kali Yug.
Vivemos na Kali Yug que acredita-se ter começado com a morte de Krishna, o que corresponde à meia-noite entre 17 de fevereiro e 18 de 3102 aC.
O Panchang
O calendário hindu é chamado o “panchang” (ou “panchanga” ou “Panjika”).
É uma parte vital da vida dos Hindus, pois é indispensável para calcular as datas de festivais, e tempos auspiciosos e dias para a realização de vários rituais.
O calendário Hindu foi inicialmente baseado nos movimentos da Lua e alusões a esses calendários podem ser encontrados no Rig Veda, que remonta ao segundo milênio antes de Cristo nos primeiros séculos dC, Babilônia e idéias astronômicas gregas reformou os sistemas de calendário indiano, e, desde então, ambos os movimentos solares e lunares foram considerados no cálculo datas. No entanto, a maioria das festas religiosas e ocasiões auspiciosas ainda são decididas com base em movimentos lunares.
O Ano Lunar
De acordo com o calendário hindu, um ano lunar é composto por 12 meses.
Um mês lunar tem duas quinzenas, e começa com a lua nova chamada “amavasya”.
Os dias lunares são chamados de “tithis”. Cada mês tem 30 tithis, que podem variar 20-27 horas.
Durante as fases de depilação, tithis são chamados de “shukla” ou a fase brilhante – a quinzena auspicioso, começando com a noite de lua cheia chamado “purnima”. Tithis para as fases de declínio são chamados “Krishna” ou a fase de escuro, o qual é considerado como o quinzena inauspiciosa.
Os Meses hindus
Nomes dos 12 meses do calendário civil indiana e Correlação com o Calendário Gregoriano:
Chaitra (30/31 * Dias) começa 22 de março / 21 *
Vaisakha (31 dias) começa 21 de abril
Jyaistha (31 dias) começa 22 de maio
Asadha (31 dias) começa 22 de junho
Shravana (31 dias) começa 23 de julho
Bhadra (31 dias) começa 23 de agosto
Asvina (30 Dias) começa 23 de setembro
Kartika (30 Dias) começa 23 de outubro
Agrahayana (30 Dias) começa 22 de novembro
Pausa (30 Dias) começa 22 de dezembro
Magha (30 Dias) começa 21 de janeiro
Phalguna (30 Dias) começa 20 de fevereiro
* Os anos bissextos
Os dias hindus
Nomes dos sete dias da semana Hindu:
Raviãra: Domingo (dia do Sol)
Somavãra: segunda-feira (dia da Lua)
Mañgalvã: terça-feira (dia de Marte)
Budhavãra: quarta-feira (dia de Mercúrio)
Guruvãra: quinta-feira (dia de Júpiter)
Sukravãra: sexta-feira (dia de Vênus)
Sanivãra: Sábado (dia de Saturno)
Subhamoy Das
Fonte: hinduism.about.com
Calendário Hindu
História
Índia tem usado o calendário Hindu para medir o tempo desde os seus tempos antigos.
Ao longo dos anos, o calendário foi editado e alterado conforme a cara regional da Índia mudou.
Existem diversas variações do calendário hindu em uso hoje, específicos para as diversas regiões do país.
Cada versão do calendário tem pequenas características que os diferem, no entanto, uma coisa é a mesma para todos eles: os nomes dos doze meses.
O calendário é composto de ambos os calendários solar e lunissolares, e também centros de astronomia e religião.
O calendário hindu primitiva nasceu a partir das filosofias astronômicos desenvolvidas no tempo BC tarde.
Meses lunares são a base do calendário e são determinadas em torno das fases da lua. O calendário marca importante festival de culto e dias religiosos.
Embora existam muitas variações diferentes do calendário hindu, há uma versão padrão do calendário que serve como o calendário nacional da Índia.
Em 1957, a Comissão de Reforma do Calendário se reuniram para estabelecer um calendário lunissolar padrão para sincronizar os anos bissextos com aqueles observados pelo calendário ocidental.
O primeiro calendário hindu padrão marcado Saka Era, Chaitra 1 de 1879 como a data inicial do Sistema de calendário recém-reformada.
Em termos de calendário ocidental, esta data seria escrito como 22 março de 1957.
O calendário hindu, criado em 1000 a.C e hoje usado apenas para calcular datas religiosas, é dividido em 12 meses, mas cuja soma fica em 354 dias. Para resolver a diferença, acrescenta-se um mês a cada 30 meses.
Dias
De acordo com o calendário hindu, madrugada tende a marcar o início de um novo dia.
Quando o calendário ocidental divide o dia em horas, o calendário hindu conta a passagem do tempo através de quinze muhurtas, cada um com a duração de aproximadamente 48 minutos. Os dois primeiros muhartas são normalmente utilizados para o tempo espirituais.
Nascer do sol, meio-dia, eo pôr do sol são considerados os momentos mais importantes do dia, eo cantar do mantra Gayatri por brahmanas marca as ocasiões.
O calendário Hindu marca os dias da semana.
Em algumas variações do calendário, os dias da semana são escritos em sânscrito tradicional.
Começando com o dia correspondente com o domingo, os dias são os seguintes: Ravi, Soma, Mangala, Budha, Guru ou Brhaspati, Sukra, e Sani.
Meses
O calendário Hindu marca 12 meses pelo mesmo ciclo como as fases lunares, cerca de 29,5 dias por mês dependendo do movimento celestial.
O mês é dividido em duas quinzenas, um (lua minguante) um escuro e um claro (lua crescente), cada um com duração de quinze dias lunares.
Em alguns meses, de um dia do ciclo podem precisar de ser deixado cair para correlacionar com um ciclo lunar mais curto.
O primeiro dia do mês varia de calendário para o calendário.
Geralmente, no norte da Índia, a lua cheia marca o primeiro dia do mês, enquanto que no sul da Índia, a ocasião é marcada pela lua nova.
Os nomes dos meses são iguais em cada versão do calendário hindu.
Os nomes são atribuídos a mês lunar adequado baseado nos signos do Zodíaco na sequência da passagem do sol ao longo do ano.
Os nomes dos meses e seus respectivos signos do Zodíaco são os seguintes: Chaitra (Áries), Vaisakha (Taurus), Jyaistha (Gemini), Asadha (Câncer), Sravana (Leo), Bhadrapada (Virgem), Asvina (Libra), Kartika (Escorpião), Agrahayana (Sagitário), Pausa (Capricórnio), Magha (Aquário), e Phalguna (Peixes).
Ano Novo
Para o calendário hindu, o Makara Sankranti marca o início de um novo ano, como o sol passa para o território zodiacal de Capricórnio. É mais comumente medida como um dia após a lua nova durante o mês de Chaitra. O calendário divide o ano em seis temporadas. Os anos são numerados em eras, com a numeração mais comumente usado de acordo com o Vikrami Época.
A numeração dos anos também se correlaciona com o início da era atual. Em termos de calendário ocidental, a época da era atual é marcada como 23 de janeiro de 3102 aC.
Esta data é escolhida por razões espirituais, como a data reverenciado pelo eterno retorno de Sri Krishna. A numeração dos anos conta os anos que se passaram desde o retorno do momento Sri Krishna.
Anos hindus também têm nomes específicos. Há sessenta nomes correspondentes aos anos individuais, e eles são rodados em um ciclo a cada ano que passa.
No primeiro ano, chamado Prabhava foi marcado na época do calendário, ea cada 60 anos, outro Prabhava é observado.
Fonte: www.timecenter.com