20.6.12

O CRESCENTE FÉRTIL - ONDE TUDO COMEÇCOU

O CRESCENTE FÉRTIL - ONDE TUDO COMEÇCOU





O CRESCENTE FÉRTIL constituía-se numa região do Antigo Oriente excelente para agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo. O Crescente Fértil começa na Costa Leste do Mar Mediterrâneo , tomando a forma de uma meia-lua, avançando na direção do Golfo Pérsico. Algumas das terras mais ricas do Crescente Fértil situvam-se na faixa estreita entre os rios Tigre e Eufrates, que os gregos chamavam e "terra entre rios". As primeiras civilizações fundamentalmente urbanas de que temos conhecimento e registros históricos surgiram nesta região.


CIVILIZAÇÃO


Existem muitas definições de civilização, mas muitos estudiosos concordam que quando uma sociedade começa a formar cidades, esta sociedade se transforma numa civilização. A maior parte das civilizações têm os seguintes elementos em comum, sendo que todos estes estão presentes na Mesopotâmia:
Excesso de alimentos - onde há excesso de alimentos, os povos começam a desenvolver outras necessidades. O surgimento da agricultura irrigada na Mesopotâmia possibilitou o excesso na produção e consumo de alimentos. Veja Das Cavernas à Agricultura Irrigada, na seção de História da Mesopotâmia;
Divisão do Trabalho - quando todos têm uma ocupação, todos tendem a fazer muito bem aquele trabalho específico. Também há chances de que estas pessoas escolham algo que realmente gostam de fazer. A agricultura irrigada exigia trabalho em conjunto na construção de canais de irrigação, plantio e colheita, por exemplo. A irrigação, portanto, funcionou como um grande catalisador de mudanças em todos os níveis (a Revolução Agrícola)..
Governo e religião organizados - quando as pessoas compartilham as mesmas leis, é mais fácil praticar o comércio. Pessoas que têm o mesmo governo e a mesma religião provavelmente também compartilham os mesmos valores e querem crescer juntas. Veja a seção de Religião do site.
Escrita - que permitiu às sociedades criarem seus próprios registros (memória/história) e a se comunicarem entre si. A escrita surge na Mesopotâmia pela primeira vez na história da Humanidade ao final do Período Posterior de Uruk, ou a cerca de 3.200 Antes da Nossa Era. O sistema é chamado de escrita cuneiforme (de cunha, em latim), ou impressões de um lápis ou caneta de junco sobre tábuas de argila.

MAPA GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA REGIÃO




Em termos geográficos, ao Sul temos a região conhecida como Suméria (Sumer no mapa), bem próxima ao Golfo Persico. Em nosso mapa, estão localizadas as importantes cidades de Uruk e Ur. Os períodos históricos que abordam a importância destas duas cidades está apresentado na seção História da Mesopotamia. Uruk é a cidade do herói do primeiro épico escrito na história da humanidade, o Épico/Epopéia de Gilgamesh. Seu período áureo está apresentado no ensaio Antes da Aurora da História na Mesopotâmia. Ur é a cidade de onde saiu o patriarca judeu Abraão, e seu período de apogeu é conhecido como Terceira Dinastia de Ur. A região central da Mesopotâmia é a região de Ágade e Babilônia, cujo apogeu começa com Sargão,o Acádio, o imperador que pela primeira vez une a Mesopotâmia do Sul, ou Suméria, e a Mesopotâmia Central (Ágade e Babilônia). Um dos grandes expoentes do período de dominação econômica e cultural da Babilônia é o rei Hamurabi, a ele sendo atribuído o código de leis mais famoso da Antigüidade até o surgimento do Direito Romano. O Código de Hamurábi pode ser encontrado na íntegra aqui, traduzido por Lishtar. A região ao Norte, cujo nome é Assíria, também é de grande importância, tendo na dinastia dos descendentes de Sargão II seus maiores expoentes. Visite a seção de História da Mesopotâmia para maiores detalhes, e não deixe de conferir a seção Legado desta grande civilização.




Fonte: BABILÔNIA - BRASIL