
Em 1923, Edna Purviance fazia seu último filme ao lado de Charles Chaplin: The Pilgrim - O pastor de almas (1923) . Chaplin despedia-se de sua atriz principal que fora sua companheira de tela durante 8 anos. Mas ele não queria deixá-la a míngua, e pretendia iniciar uma carreira de sucesso para Edna em dramas. Resolveu produzir e dirigi-la em  A Woman of Paris: A Drama of Fate - Casamento ou luxo (1923):![]()
O filme não foi sucesso, e a surpresa causada por um filme de Chaplin sem Chaplin, somada a drama (gênero que ele nunca dirigira antes) fez dele um fracasso. Vendo hoje em dia o filme, chegamos à conclusão de que se talvez Chaplin não tivesse colocado seu nome como diretor, este poderia ser considerado um dos maiores clássicos do cinema mudo.![]()
Em 1926 ele estava filmando The Circus, e entregou a direção de um novo filme em que Edna atuaria, “A Woman of the Sea” (1926) para Josef von Sternberg.
Seria o primeiro filme em que ele apenas produziria, deixando o resto à cargo de outras pessoas. Quem conhece Chaplin sabe que ele não era muito bom em delegar funções, e gostava de participar de todas as fases da produção.
Mas ele nunca aprovaria o resultado final do filme. Resolveu jogar tudo fora. Talvez temesse outro fracasso como o anterior estrelado por Edna Purviance, ou talvez fosse o velho problema de só aprovar algo que em que ele tivesse total participação.
Sabe-se lá.
O que sabemos é que ele mandou queimar tudo em junho de 1933. Ainda surgiram boatos dizendo que ainda havia uma cópia do filme, mas nada foi confirmado.
Para piorar a situação, sua esposa Oona O’Neil, seguindo suas recomendações, queimou os últimos registros em 1991.
Só recentemente, em 2005 foram descobertas algumas fotos do filme:

Linda Wada, escritora americana fã de Edna Purviance (e amiga aqui do nosso site), publicou um livro recentemente, o único até agora sobre a atriz. Nele ela mostra algumas dessas fotos (umas inclusive coloridas).
Fonte: http://cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2791:qa-woman-of-the-seaq-o-filme-perdido-de-charles-chaplin&catid=54:conte-mais&Itemid=65
