3.7.12

Sobrevivendo no inferno de Nanquim Drama das populações atingidas pelo famoso massacre de 1937, durante a Guerra Sino-Japonesa, é retratado no filme Flores do Oriente




A China invadiu Hollywood. Ou talvez seja o contrário. Flores do Oriente, filme indicado para concorrer ao Oscar em 2012 e dirigido pelo chinês Zhang Yimou, é o primeiro em 100 anos de filmografia do país asiático a incluir uma estrela hollywoodiana no elenco: o ator britânico Christian Bale.

O longa-metragem trata do massacre de Nanquim, em 1937, no início da Guerra Sino-Japonesa, o maior conflito da Ásia no século XX. China e Japão já estavam envolvidos em disputas territoriais havia anos quando o Japão invadiu a cidade de Xangai, encontrando forte resistência. Depois de grandes perdas, as tropas japonesas seguiram para Nanquim, onde impuseram um clima de terror que resultaria na morte de mais de 200 mil pessoas.

Christian Bale faz o papel do americano John Miller, agente funerário que se disfarça de padre durante a ocupação japonesa de Nanquim. O resultado do trabalho de Yimou – mesmo diretor de Amor e sedução, Lanternas vermelhas, Herói e O clã das adagas voadoras – é um filme épico, de amor e guerra, que reúne em uma igreja um bando de crianças, algumas cortesãs e um americano, todos tentando sobreviver em um verdadeiro inferno.

Fonte: