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Abastecendo carros elétricos em 1900

A corrida pelo desenvolvimento dos carros elétricos – desde a introdução de modelos novos movidos a eletricidade até avanços na tecnologia das baterias de carregamento – está, hoje em dia, aproximando cada vez essa tecnologia dos motoristas no mundo. Mas a verdade é que as manchetes atuais sobre os carros elétricos poderiam ser lidas em um jornal de 1900.

É difícil de acreditar, mas 38% dos veículos nos Estados Unidos eram elétricos nesse ano, 40% a vapor e apenas 22% a gasolina. Havia inclusive uma frota de táxis elétricos em Nova York.

No entanto, com o número de carros elétricos e a falta de infraestrutura para suportar a recarga deles, o mercado naquela época começou a buscar uma fonte nova e mais barata de reabastecimento dos veículos, que veio na forma da combustão interna, utilizada por carros movidos a gasolina. Confira nossa galeria de fotos abaixo para ver como era a tecnologia dos carros elétricos na época de Thomas Edison.
Recarregando as baterias: em publicações produzidas por Thomas Edison, que pode ser visto à esquerda, o Mercury Arc Rectifier da GE foi descrito como “o mais eficiente já desenhado para recarregar baterias de veículos elétricos, tendo uma eficiência de pelo menos 80% ao fazer a recarrega de uma bateria padrão”.



Mulher em carro elétrico deixando a garagem



Mulher com carregador e carro elétrico – 1912



Chris Hunter, curador de coleções e exposições no Museu Schenectady, forneceu as fotos. Ele diz que a GE desenvolveu seus carregadores de veículos elétricos de 1904 até 1920 e que eles foram usados em garagens públicas e privadas. Na década de 1920, a GE substituiu os carregadores grandes por menores, que tinham um tubo cheio de argônio retificador com um filamento de tungstênio.

Clique aqui e veja mais fotos no Flickr do GE Reports USA

“O uso crescente do automóvel elétrico, com suas inúmeras vantagens, resultou em uma demanda por alguns meios de carregar as baterias.” Essa frase foi tirada do Boletim n º 4.772 da GE, publicado há mais de 100 anos, em setembro de 1910.

Clique nas imagens abaixo para ler as 10 páginas do boletim “Electric Appliances Automobile” (conteúdo em inglês), que descreve os carregadores de automóveis elétricos com detalhes e explica como eles funcionavam. Há também um boletim de 1914, “Mercury Arc Retificadores”, no qual se constata que houve mais de 12.000 retificadores GE sendo usados para carregar baterias para carros elétricos, carros de estrada de ferro a vapor e uma variedade de motores.