Josilene Queiroz Santos
1. O que você entende por interdisciplinaridade?
A indesciplinaridade supera a racionalidade científica positista, aparece como entendimento de uma prova forma de institucionalizar a produção do conhecimento nos espaços de pesquisa, na articulação de novos paradigmas curriculares e na comunciação do processo de perceber as várias disciplinas; nas determinações do domínio das investigações nas constiutição das linguagens partilhadas, nas pluralidades dos saberes, nas possibilidades de experiências e nos modos de realização da parceria.
Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e objetividade de cada ciência. A interdisciplinaridade tem que respeitar o território de cada campo de conhecimento, bem como distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam. Essa é a condição necessária para detectar as áreas onde se possa estabecer as conexões possíveis.
O princípio da interdisciplinaridae permitiu um avanço na ideia de integração curricular. Mas ainda a ideia central era trabalhar com disciplinas. Na interdisciplinaridade os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
A interciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizantes, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para issso, integrar conteúdos não seria suficiente, seria preciso uma atitude e postura interdisciplinar. Atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento.
A interdisciplinaridade se desenvolveu em diversos campos. Na educação ela teve um desenvolvimento particular. Nos projetos educacionais a interdiplinaridade se baseia em alguns príncipios, entre eles:
- Na noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. O aluno aprende a toda hora e não apenas em sala de aula.
- Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc. É uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
- Embora apreendiso individualmente, o conhecimento é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não é apenas a soma das partes. É maior que as partes.
- A criança, o jovem e o adulto aprende quando tem um projeto de vida e o conteudo do ensino é significativo para eles. Aprendemos quando nos envolvemos com emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. Articular, saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc, tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na pratica, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Portanto, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade .
2. Atividades interdisciplinar
- Geografia
- Artes visuais
- Matemática
- Português
- Ciências
Considerando que Monteiro Lobato é um dos mais ricos contadores de histórias do universo infanto-juvenil e que suas obras são apreciadas pela maioria das crianças.
Desenvolvemos atividades interdisciplinar com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
A partir de um DVD assistido pelas crianças ( o sítio do picapau Amarelo: o saci), parimos da curiosidade dos alunos e do que mais lhes chamou atenção. Por exemplo: os bolinhos da tia Nastácia. Incentivamos a pesquisa, junto com a família, de receita desta guloseima apreciadas pelos personagens do sítio.
Depois deste primeiro momento, exploramos as diversas áreas do conhecimento:
- Artes visuais: o contato com os personagens pelo DVd e livros. Pedir que os alunos confecciona o personagens de sua preferência. Para essa atividade é preciso diversificados de sucatas e apresentar um teatro usando os personagens que os alunos confeccionaram.
- Na matemática: apresentar uma medida de receita que foi dobrada e triplicada de acordo com o número de crianças, para que todas tivessem oportunidade de experimentar os bolinhos.
- Em ciências, observar a transformação dos ingredientes que foram usados na receita. Estudar também noções de higiene na preparação dos alimentos e prazo de validade.
- Em língua portuguesa, produção de textos diversos e reprodução de uma história de Monteiro da escolha das crianças e depois fazer um teatro usando os fantoches .
- Geografia, trabalhar sobre o autor, origem da obra, leitura de trechos e a diversidades cultural das famílias pelos modos diferentes de se fazer receita.
Esse tipo de atividades é interessante, pois o ponto de partida é o que a criança tem interesse, vivenciar experiências e cabe ao professor direcioná-las para as áreas dos conhecimentos que necessita ser explorados. Envolver os familiares no processo de construção deste conhecimento é algo valioso para dar sentido na aprendizagem. Essa atividade para realizar com as crianças dos anos iniciais.´
Referências:
- Revista nova escola
Créditos da imagem: http://www.ulbra.br/saojeronimo/wp-content/uploads/2010/09/interdisciplinaridade.jpg
Fonte:
1. O que você entende por interdisciplinaridade?
A indesciplinaridade supera a racionalidade científica positista, aparece como entendimento de uma prova forma de institucionalizar a produção do conhecimento nos espaços de pesquisa, na articulação de novos paradigmas curriculares e na comunciação do processo de perceber as várias disciplinas; nas determinações do domínio das investigações nas constiutição das linguagens partilhadas, nas pluralidades dos saberes, nas possibilidades de experiências e nos modos de realização da parceria.
Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e objetividade de cada ciência. A interdisciplinaridade tem que respeitar o território de cada campo de conhecimento, bem como distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam. Essa é a condição necessária para detectar as áreas onde se possa estabecer as conexões possíveis.
O princípio da interdisciplinaridae permitiu um avanço na ideia de integração curricular. Mas ainda a ideia central era trabalhar com disciplinas. Na interdisciplinaridade os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
A interciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizantes, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para issso, integrar conteúdos não seria suficiente, seria preciso uma atitude e postura interdisciplinar. Atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento.
A interdisciplinaridade se desenvolveu em diversos campos. Na educação ela teve um desenvolvimento particular. Nos projetos educacionais a interdiplinaridade se baseia em alguns príncipios, entre eles:
- Na noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. O aluno aprende a toda hora e não apenas em sala de aula.
- Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc. É uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
- Embora apreendiso individualmente, o conhecimento é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não é apenas a soma das partes. É maior que as partes.
- A criança, o jovem e o adulto aprende quando tem um projeto de vida e o conteudo do ensino é significativo para eles. Aprendemos quando nos envolvemos com emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. Articular, saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc, tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na pratica, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Portanto, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade .
2. Atividades interdisciplinar
- Geografia
- Artes visuais
- Matemática
- Português
- Ciências
Considerando que Monteiro Lobato é um dos mais ricos contadores de histórias do universo infanto-juvenil e que suas obras são apreciadas pela maioria das crianças.
Desenvolvemos atividades interdisciplinar com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
A partir de um DVD assistido pelas crianças ( o sítio do picapau Amarelo: o saci), parimos da curiosidade dos alunos e do que mais lhes chamou atenção. Por exemplo: os bolinhos da tia Nastácia. Incentivamos a pesquisa, junto com a família, de receita desta guloseima apreciadas pelos personagens do sítio.
Depois deste primeiro momento, exploramos as diversas áreas do conhecimento:
- Artes visuais: o contato com os personagens pelo DVd e livros. Pedir que os alunos confecciona o personagens de sua preferência. Para essa atividade é preciso diversificados de sucatas e apresentar um teatro usando os personagens que os alunos confeccionaram.
- Na matemática: apresentar uma medida de receita que foi dobrada e triplicada de acordo com o número de crianças, para que todas tivessem oportunidade de experimentar os bolinhos.
- Em ciências, observar a transformação dos ingredientes que foram usados na receita. Estudar também noções de higiene na preparação dos alimentos e prazo de validade.
- Em língua portuguesa, produção de textos diversos e reprodução de uma história de Monteiro da escolha das crianças e depois fazer um teatro usando os fantoches .
- Geografia, trabalhar sobre o autor, origem da obra, leitura de trechos e a diversidades cultural das famílias pelos modos diferentes de se fazer receita.
Esse tipo de atividades é interessante, pois o ponto de partida é o que a criança tem interesse, vivenciar experiências e cabe ao professor direcioná-las para as áreas dos conhecimentos que necessita ser explorados. Envolver os familiares no processo de construção deste conhecimento é algo valioso para dar sentido na aprendizagem. Essa atividade para realizar com as crianças dos anos iniciais.´
Referências:
- Revista nova escola
Créditos da imagem: http://www.ulbra.br/saojeronimo/wp-content/uploads/2010/09/interdisciplinaridade.jpg
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