3.6.12

Pica-paus (corrente política)


Por Fernando Rebouças

Os termos “maragatos” e “pica-paus” surgiram durante a Revolução Federalista e não durante a Revolução Farroupilha. As Revoluções Federalistas ocorreram no sul do Brasil depois da Proclamação da República em 1889. A primeira revolução ocorreu entre os anos 1893 e 1895, e foi acirrada entre os federalistas (maragatos) , sob a liderança de Gaspar Silveira Martins, e os republicanos (pica-paus), liderados por Júlio Prates de Castilhos, presidente do Rio Grande do Sul.



O termo “pica-paus” foi um apelido político dado pelos federalistas aos republicanos por usarem chapéus com divisas brancas que lembravam o topete do pássaro pica-pau, além de um lenço verde no pescoço. Outro ave influenciaria a etimologia de um futuro terceiro grupo, o “ximango”, uma ave de rapina similar ao carcará que apelidaria um novo grupo opositor aos maragatos no século XX. Os “ximangos” também usavam um lençol, porém, branco.

Nesses dois períodos de revolução, a cor branca e vermelha estariam ligadas à duas bandeiras políticas. Os pica-paus (federalistas) apoiavam, na primeira revolução, o poder representado por Júlio de Castilhos, tinham postura política centralizadora vinculada ao governo federal. Enquanto que os maragatos defendia uma visão descentralizadora. As armas dos pica-paus também lembrava a bicada do bico da ave na madeira das árvores.

O presidente do Rio Grande do Sul, Júlio Prates, tinha o apoio de então presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto. O Partido Federalista havia sido fundado em 1892, por Gaspar Silveira Martins e defendia o parlamentarismo e a revisão da Constituição , chocando-se contra a constituição do Rio Grande do Sul, defendida por Júlio de Castilhos, que apoiava a idéia de presidencialismo e a autonomia estadual. Júlio Castilhos também chefiava o Partido Republicano Rio-grandense, influenciado pelo positivismo.

Contra as ideias dos Pica-paus, os maragatos tinham a intenção de dominar o Rio Grande do Sul, dominar o Paraná e alcançar São Paulo para realizar nova revolta. Depois de finalizada a revolta, historicamente, a rivalidade entre os dois grupos havia terminado em virtude de alguns grupos de maragatos e pica-paus terem se unido se uniram politicamente para formar a Aliança Libertadora por volta dos anos 1920 e 1930, que depois geraria o Partido Libertador.

Fontes:
http://ctgsaudadesdaquerencia.com.br/pecueloh.html
http://republicariograndense.blogspot.com.br/2008_10_20_archive.html
http://www.chasquedoconhaque.com.br/chasque/?p=4554