Os números romanos foram criados na Roma Antiga para facilitar contas, mas se espalharam pelo Império Romano. Hoje são usados para outros fins.
Por Adriano Curado
Os números romanos fazem parte de um sistema de numeração que usa letras maiúsculas do alfabeto latino.
Foram desenvolvidos na Roma Antiga para ajudar a fazer contas, só que eles usavam as letras do alfabeto. O zero não consta nessa numeração, posto que os romanos não o conheciam.
Na atualidade, os números romanos são bastante usados na indicação dos séculos. Empregam-se ainda seus caracteres nos nomes dos nobres e na numeração de capítulos. Há igualmente o modismo de usá-los como tatuagens e indicadores de horas nos relógios.
Considerações sobre os números romanos
Na Roma Antiga, por certo que, em dado momento, os comerciantes quiseram aperfeiçoar a forma de calcular. Então houve o desenvolvimento de um sistema único de numeração, posto que se utilizava das próprias letras do alfabeto.
Uma particularidade interessante é a ausência do zero, já que dele os romanos não tinham conhecimento. Na composição dos números (ou algarismo) romanos, são empregadas tão-só sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.
O I equivale ao número 1, o V ao 5, o X ao 10, o L ao 50, o C ao 100, o D ao 500 e, por fim, o M ao mil. Foi tão prático para a época, que com o tempo esse sistema passou a ser usado em todo o vasto Império Romano.
Embora tenha resolvido muitas questões, o sistema decimal se mostrou mais prático. É que se tornava complicado, por exemplo, dividir números grandes dessa forma. Por isso, atualmente, os números romanos servem para numerar capítulos, indicar nome de papas etc. Os mais ousados o usam como adornos em tatuagens. Mas podem ser também motivos de joias ou os indicadores das horas nos relógios.
Algumas particularidades dos números romanos
Aprender a utilizar o sistema romano pode ser simples, quando se aprende certas regrinhas. Emprega-se a letra I apenas antes do V e do X: exemplo IX = 9. A letra X é empregada apenas antes do L e do C: exemplo: XL = 40.
A letra C tem emprego tão-só antes do D e do M, por exemplo: CM = 900. Já as letras I, X, C e M são agrupadas apenas seguidas por três vezes, exemplificando: XXX = 30.
Se a intenção é empregar números maiores que 4000, entretanto, emprega-se um traço acima das letras. Isso quer que houve a multiplicação do número por mil, por exemplo:
Ocorrendo letras iguais, os valores são somados, por exemplo: XX = 20. Já duas letras diferentes com o menor antes do maior, subtraem-se os seus valores, por exemplo: IX = 9.
Duas letras diferentes com o maior antes do menor, somam-se os seus valores, por exemplo: XI = 11. Se entre duas letras existe outra menor, o valor desta vai pertencer à letra seguinte a ela, por exemplo: LIV = 54.
Fonte das imagens: Sites do Google, Pinterest, Youtube
Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/numeros-romanos/
3.9.19
Números romanos, como surgiram, por que e como representá-los
D. João V, O Magnânimo
D. João Francisco António José Bento Bernardo nasceu a 22 de Outubro de 1689, em Lisboa, filho do rei português D. Pedro II, o Pacifico, e de D. Maria Sofia de Neuburgo. Subiu ao trono com 17 anos, e ficou cognominado D. João V, o Magnânimo (1706-1750).
O monarca português casou a 9 de Julho de 1708, com a sua prima, D. Maria Ana de Áustria, filha do imperador Leopold I e de D. Leonor Neuburgo por procuração em Klosterneubourg. D. Maria Ana de Áustria chegou a Portugal a 26 de Setembro de 1708 e encontrou um casamento muito infeliz pelos muitos casos amorosos de D. João V.
O Convento de Odivelas era um lugar muito apreciado pelo monarca, onde as freiras tinham um cariz duvidoso do seu dever de castidade. Aqui, arranjou os três filhos bastardos designados os Meninos de Palhavã: D. António (1714), D. Gaspar (1716) e D. José (1720). Estes filhos nasceram, respectivamente, de três mulheres religiosas, que viviam no Convento de Odivelas: Luísa Inês António Machado Monteiro, D. Madalena Máxima de Miranda e Paula Teresa da Silva.
A nível político, o governo lucrou por um período de paz pelas recentes descobertas minas de ouro e diamantes nas terras de Vera Cruz. Todo este ouro alimentou o enorme ego do monarca, que aspirava grandeza e «glamour». Podemos mesmo afirmar que D. João V foi o Luís XIV de Portugal.
Na política externa, D. João V manteve-se na neutralidade, mas nunca deixou de mostrar a grandeza de Portugal no estrangeiro, através das visitas diplomáticas, que primaram por trajes e coches pomposos. Não só mostrava que era rico, como tinha poder e autoridade.
D. João V foi ainda um mecenas no campo das artes. A ele devemos a construção do Convento de Mafra, em Mafra, do Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa, da Biblioteca Joanina, em Coimbra, e da Capela de São João Baptista, na Igreja se São Roque, em Lisboa e a remodelação do Paço da Ribeira. Fundou a Real Academia da História, em 1722, e o observatório astronómico do Colégio de Santa Antão. Promoveu a impressão de muitas e diversificadas obras de prestígio.
Faleceu a 31 de Julho de 1750.
D. Pedro IV, O Rei-Soldado
Segundo filho varão de D. João VI, o Clemente, de D. Carlota Joaquina (filha de Carlos IV e de Maria Luísa de Parma), D. Pedro V, o vigésimo no no de Portugal e o primeiro imperador do Brasil nasceu em Queluz, a 12 de Outubro de 1798. Subiu ao trono por morte do seu irmão, que ainda reinou durante uns meses.
Com as invasões francesas (três no total), a família real fugiu para o Brasil na nau Príncipe Real, em 1807, contando D. Pedro apenas nove anos de idade. Instalaram-se no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
Em 1818, D, Pedro casou com D. Maria Leopoldina, filha de Francisco I, o Imperador da Áustria. Desta relação teve sete filhos. Voltou a casar em 1829, três anos depois de ter ficado viúvo, com D. Amélia de Beauharnais, com quem teve uma filha.
Com a saída dos franceses de Portugal, os ingleses vieram para liderar o exército português. Infelizmente, a presença destes em território português só trouxe mais destruição e vergonha ao país. A 24 de Agosto 1820, como seria de esperar, a população revoltou-se, no Porto, com o fim de expulsar os ingleses. D. João IV, perante tal situação do país, decide regressar a Portugal, onde chega a 3 de Julho de 1821, deixando o governo do Brasil ao seu filho D. Pedro.
Em 1822, D. Pedro confrontado com as agitações que se fazia sentir proclama a independência do Brasil a 7 de Setembro de 1822 (grito de ipiranga), sendo, mais tarde, aclamado Imperador do Brasil.
Em 1826, D. João IV falece, provocando uma crise de sucessão. D. Pedro abdica da coroa em favor da sua filha com apenas sete anos, contudo esta tinha de casar com o seu tio D. Miguel e jurar a carta constitucional. O Rei Absoluto foi proclamado rei, o que fez com D. Pedro juntasse tropas nos Açores, e desembarcasse no Porto para lutar contra as forças absolutistas e, assim, recuperar o trono da sua filha. A guerra demorou dois anos e acabou com a derrota de D. Miguel.
D. Pedro IV faleceu poucos meses depois, em Queluz.
O milagre de Dunquerque em imagens raras, 1940
Tropas aliadas vão para navios de evacuação na praia de Dunquerque.
Dunquerque foi a maior das múltiplas evacuações de tropas britânicas, francesas e belgas do norte da França, após a perda aliada da batalha da França. Ao longo da evacuação, 330.000 homens foram transportados de Dunquerque e das praias vizinhas para o Reino Unido. A operação tornou-se uma lenda na Grã-Bretanha, graças à contribuição de um grande contingente de pequenos barcos (principalmente cruzeiros de recreio, lanchas e barcos de pesca) tripulados por civis. Eles ajudaram a transportar tropas das praias para navios que aguardavam no mar e foram criticados pela mídia, procurando aumentar o moral após a queda da França.
A Força Expedicionária Britânica (BEF) havia enviado para a França em setembro de 1939. Lá, eles se juntaram à maioria das forças móveis do exército francês ao longo da fronteira com a Bélgica. Os Aliados assumiram que qualquer ataque alemão à França seria forçado através da Bélgica pela Linha Maginot. As forças britânicas e francesas, nesse caso, avançariam para a Bélgica e encontrariam o impulso alemão lá. Em 10 de maio de 1940, os alemães atacaram a Bélgica e a Holanda, e os Aliados se moveram para combater isso. No entanto, este não foi o principal impulso alemão. Em vez disso, isso passaria pelas colinas e bosques das Ardenas. Pensa-se que este era um terreno pobre para um ataque blindado e, portanto, fora defendido de maneira inadequada, para que a força francesa na Bélgica pudesse ser a mais forte possível.
As forças aliadas na Bélgica foram originalmente destacadas para manter a linha do rio Dyle, mas receberam ordens de recuar para o Escaut no dia 14. Ao fazê-lo, os alemães afastaram as forças francesas fracas do Meuse e frustraram vários contra-ataques franceses. No dia 20, unidades alemãs chegaram ao mar perto de Abbeville, aprisionando o Grupo dos Aliados do Primeiro Exército na Bélgica e o Pas de Calais. Os Aliados fizeram várias tentativas de sair do bolso, principalmente a batalha de Arras, mas tudo deu em nada. Em 23 de maio, lorde Gort, comandante do BEF, decidiu que o bolso não podia ser mantido e começou os preparativos para a retirada de sua força.
Enquanto isso, os alemães começaram sua greve na costa francesa, iniciando ataques em direção a Boulogne nos dias 22 e 23 e Calais no dia 23. Dunquerque era a única porta através da qual o bolso dos Aliados poderia ser suprido ou evacuado. Enquanto os alemães planejavam atacá-lo, no dia 24, foi dada uma ordem de parada. Isso foi dado por várias razões; em parte para permitir que os alemães consolidassem a logística de suas unidades avançadas, em parte porque o contra-ataque britânico em Arras havia demonstrado fraquezas na posição alemã que precisava ser reforçada, e em parte por causa da influência de Goering, o chefe da Luftwaffe, que desejava demonstrar o poder de sua força aérea. Isso deu tempo aos Aliados para se retirarem, nos dois dias anteriores à rescisão do pedido. Foi realizada uma retirada de combate e, no dia 26,
Às 18h57 do dia 26, o Almirantado ordenou ao almirante Bertram Ramsay, oficial da Marinha Real que comandava o Comando de Dover, que realizasse a evacuação (embora os transportes estivessem atravessando o Canal desde as 15h), sob o codinome Operation Dynamo. Nesse momento, dois navios cruzavam Dunquerque e Dover a cada quatro horas, carregando cerca de 1300 homens por viagem. Enquanto isso, o Exército estava montando um perímetro ao redor do porto. No dia 27, os alemães instalaram baterias costeiras que cobrem parte da rota principal entre Dunquerque e Dover, o que significa que os transportes tiveram que seguir uma rota mais longa. Apesar disso, a taxa de travessias foi aumentada para 2 navios a cada 3,5 horas. O capitão WG Tennant foi transportado para Dunquerque para atuar como representante do RN em terra.
Finalmente, foram iniciadas tentativas de levantar tropas das praias a leste de Dunquerque. Cinco transportes começaram a percorrer esse caminho e, durante a noite, foram implantados 17 drifters. Para ajudar, Ramsay começou a pressionar pelo número de lanchas e lançamentos a serem passados para ele. À noite do dia 27, começaram a surgir temores de que as forças britânicas no interior pudessem ser afastadas de Dunquerque. Isso causou um pânico menor, e o RN começou a enviar o maior número possível de embarcações para tirar tropas das praias. Durante a noite, o transporte Rainha do Canal foi bombardeado e afundado. No dia 28, a situação em desenvolvimento fez com que o porto de Dunquerque pudesse ser reaberto, mas apenas para navios de guerra e pequenos navios à luz do dia. As grandes balsas e transportes similares eram direcionados para as praias à luz do dia, mas podiam voltar ao porto à noite.
Tanques de óleo queimam na praia de Dunquerque.
A evacuação tornou-se um esforço de 24 horas. Ramsay recebeu apoio significativo do resto do RN no dia 28, recebendo várias flotilhas de lavradores de minas e todos os destróieres disponíveis do Western Approaches e Portsmouth Commands. No dia 29, uma nova rota para Dunquerque foi varrida pelas minas alemãs, permitindo que os transportes britânicos entrassem novamente no porto sem medo das baterias costeiras. A situação no terreno também se estabilizou um pouco, com o perímetro se tornando mais seguro à medida que mais tropas aliadas entrassem nele. A Luftwaffe alemã fez várias tentativas de bombardear a cidade e os navios, mas a cobertura aérea da RAF impediu a maioria desses ataques.
No entanto, houve perdas; o destróier britânico Wakeful foi torpedeado pelo barco de torpedos S-30, com a perda de 600 homens. Enquanto resgatava sobreviventes de Wakeful, o HMS Grafton foi atingido por um torpedo do submarino U-62, embora todos, com exceção de 16 homens, tenham conseguido escapar dela. Na confusão que se seguiu, o arrastão Comfort foi acidentalmente atacado por Grafton e Lydd, antes de ser atingido pelo último navio. Durante a tarde, o porto de Dunkirk sofreu um ataque pesado de mergulhadores alemães, afundando a HMS Grenade e danificando vários outros navios. Isso causou efetivamente o fechamento do porto e a retirada da maioria dos destróieres modernos do RN da operação.
No dia 30, foram feitas tentativas para acelerar a evacuação das praias. O Exército construiu um píer de caminhões na praia de Bray. Isso era instável demais para o uso de navios maiores, mas era inestimável para pequenos barcos. Com grande parte das instalações portuárias de Dunkirk destruídas pelos bombardeios alemães no dia 29, a Tennant ordenou que as tropas fossem carregadas em navios pelas toupeiras protetoras do porto, acelerando bastante a evacuação. A retirada dos destróieres modernos reduziu inaceitavelmente a capacidade de elevação disponível e, portanto, Ramsay protestou vigorosamente. Ele conseguiu e recuperou seis deles. No dia 31, a evacuação foi ampliada para as tropas francesas - todos os homens previamente levantados das praias eram membros do BEF. O trabalho de evacuação continuou ao longo do dia, um tanto prejudicado pelo bombardeio alemão e pelo vento em terra. Contudo,
Caçadores de minas aliados trabalham para limpar o Canal da Mancha enquanto um comboio de navios de evacuação se dirige para Dunquerque.
O tanque de navios pequenos do Almirantado, criado no início da guerra como um registro de pequenas embarcações para tais usos, estava ocupado inspecionando as embarcações adequadas e enviando-as com ou sem seus proprietários. Essas embarcações provariam ser inestimáveis na evacuação de tropas das praias. Eles foram usados para transportar tropas para os grandes transportes e destróieres, que tinham um calado profundo demais para entrar nas próprias praias. A esses barcos civis se juntaram uma coleção heterogênea de pequenos barcos navais, embarcações de desembarque, lançamentos de recuperação da RAF e um barco de bombeiros de Londres. À tarde, o Exército informou Ramsay que seu plano havia mudado um pouco e que os contingentes finais deveriam sair em uma posição completamente diferente da planejada originalmente.
As primeiras horas do dia 1º de junho assistiram a mais ataques aéreos alemães, que continuariam ao longo do dia. Isso afundaria três contratorpedeiros britânicos, Basilisk, Havant e Keith, embora felizmente com poucas baixas. Além disso, as baterias de terra alemãs foram colocadas em posição para cobrir a rota principal restante do porto de Dunquerque. Isso levou ao abandono da evacuação da luz do dia. Mesmo assim, 60.000 soldados foram evacuados no dia 1. O segundo procedeu tanto quanto o primeiro.
O navio-hospital Paris foi afundado enquanto tentava recuperar homens feridos do porto de Dunquerque. Ela seria o último navio a fazer a viagem, com as tropas restantes vindo pelas praias. Às 23:30 do dia 2, a Tennant pôde enviar a mensagem de que o BEF havia sido evacuado. Durante a noite do dia 3 e as primeiras horas do dia 4, 27.000 tropas francesas foram levantadas na praia de Dunquerque. Depois disso, os alemães conseguiram romper o perímetro fraco. Eles falharam em capturar muitas tropas britânicas ou francesas, mas capturaram grandes quantidades de equipamentos e materiais, que os Aliados foram forçados a abandonar.
No geral, Dunquerque foi um triunfo da organização naval. Ramsay dirigiu com sucesso uma operação extremamente complexa e superou completamente as expectativas. Ele se tornaria um dos especialistas do RN em operações anfíbias e (apropriadamente) comandava a frota aliada que desembarcou na Normandia em 1944. A Operação Dínamo viu o resgate de uma parte significativa do exército britânico antes da guerra, que continuaria lutando em várias outras campanhas importantes. Sem eles, o esforço de guerra britânico teria sido significativamente dificultado.
As Forças Expedicionárias Britânicas vão a um dos "pequenos navios" ajudando na evacuação.
As Forças Expedicionárias Britânicas fazem fila na praia de Dunquerque para aguardar a evacuação.
Tropas britânicas e francesas aguardam evacuação na praia de Dunquerque.
As Forças Expedicionárias Britânicas veem o bombardeio alemão de Dunquerque a partir de um transporte de evacuação.
A cidade de Dunquerque, sob bombardeio.
Um navio britânico resgata soldados de uma embarcação de pouso afundada durante a evacuação.
Soldados britânicos e franceses chegam em segurança a um porto britânico.
As Forças Expedicionárias Britânicas fizeram fila na praia de Dunquerque enquanto aguardavam a evacuação.
Tropas britânicas e francesas partem para navios de evacuação na praia de Dunquerque.
Soldados aliados sobem a bordo de um navio durante a evacuação de Dunquerque.
Casacos e equipamentos descartados estão espalhados pela praia de Dunquerque.
Membros da tripulação do destróier francês Bourrasque, afundado por uma mina em Dunquerque, são transportados a bordo de uma embarcação britânica de seu bote salva-vidas afundando.
Algumas das últimas tropas a serem evacuadas lotam a bordo de dois barcos civis.
Um destróier britânico leva os evacuados para casa, enquanto Dunquerque queima e a retaguarda continua a lutar.
Tropas aliadas se amontoam a bordo de navios durante a evacuação de Dunquerque.
Um francês ferido chega a Dover após ser evacuado de Dunquerque.
Um torpedo encalhado fica entre outros equipamentos abandonados após a evacuação dos Aliados.
Caminhões e equipamentos abandonados alinham-se na praia após a evacuação dos Aliados.
Um cinegrafista alemão registra a partida das últimas tropas aliadas de Dunquerque.
Tropas francesas são feitas prisioneiras pelos alemães em Dunquerque.
Soldados britânicos dormem a bordo de um trem depois de escapar de Dunquerque.
As Forças Expedicionárias Britânicas chegam com segurança de volta à Inglaterra.
Os soldados aliados desfrutam de comida e bebida ao retornar à Grã-Bretanha.
Tropas britânicas chegam em segurança a Londres.
Crianças cumprimentam soldados britânicos que retornam.
Um trem de soldados da Força Expedicionária Britânica chega em Londres.
Um soldado da Força Expedicionária Britânica é recebido por sua namorada ao chegar em casa.
(Crédito da foto: Hulton Archive / Davis / Topical Press Agency / Getty Images).
O ataque a Pearl Harbor da perspectiva japonesa, 1941
Pilotos de bombardeiros que participaram do ataque a Pearl Harbor.
Quando o primeiro bombardeiro japonês apareceu em Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, as tensões entre o Japão e os Estados Unidos aumentavam há quase uma década, fazendo a guerra parecer inevitável. O almirante Isoroku Yamamoto, comandante-chefe da Frota Combinada, se opôs à aliança do Japão com a Alemanha e a Itália e sua invasão da China. Ele também viajou e estudou pelos Estados Unidos, e entendeu que o império insular do Japão não podia esperar derrotar os vastos recursos e capacidade industrial dos americanos em uma guerra prolongada.
Ironicamente, embora Yamamoto tenha traçado o plano de atacar Pearl Harbor, ele também era um dos seus oponentes mais vocais. Yamamoto sabia dos riscos de atacar Pearl Harbor, não apenas para a frota que voava no espaço aéreo havaiano, mas também para as ambições japonesas em geral. Enquanto aqueles a favor do ataque acreditavam que manteria os Estados Unidos à distância, Yamamoto temia - corretamente, como se viu - que simplesmente enfureceria a nação e a envolveria em uma guerra que o Japão não poderia vencer.
Enquanto Yamamoto se opôs ao ataque a Pearl Harbor, ele enfrentou homens mais poderosos que finalmente decidiram seguir em frente. O chefe do Estado Maior da Marinha Imperial Japonesa, Osami Nagano, rejeitou as preocupações de Yamamoto, argumentando que as negociações com os Estados Unidos eram uma perda de tempo. Apoiado pelo ministro da Guerra, general Hideki Tojo, Nagano falou muitas vezes sobre as ações militares necessárias contra as nações que se interpuseram no Pacífico, incluindo os Estados Unidos e aliados europeus com colônias no sudeste da Ásia. Nagano e Tojo temiam ceder às demandas estabelecidas nas negociações com os Estados Unidos, que reverteriam os avanços japoneses feitos durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Acima de tudo, a nação orgulhosa temia uma perda de rosto e moral.
Quanto mais Yamamoto manifestava preocupação com o resultado do ataque a Pearl Harbor, Nagano mais inabalável se tornava em sua crença de que era necessário, e era o único curso de ação possível do Japão. Em 3 de novembro de 1941, um mês antes do lançamento do ataque, Nagano apresentou o plano de ataque ao imperador Hirohito para aprovação final. Dois dias depois, o imperador anunciou sua aprovação na Conferência Imperial, decretando a data de início de dezembro, caso as negociações com os EUA fracassem.
Em 26 de novembro, um grupo naval diferente de qualquer outro já montado partiu do Japão e começou a esgueirar-se pelo Pacífico Norte. A frota secreta incluía nove contratorpedeiros, dois navios de guerra, três cruzadores, três submarinos, sete navios-tanque - e seis porta-aviões carregados com mais de 400 aviões, a maior força de ataque aéreo já lançada do mar.
Muitos na frota temiam que a travessia de duas semanas fosse impossível de executar sem alertar os americanos, potencialmente transformando seu ataque surpresa em uma armadilha desastrosa. Para evitar a detecção, a força-tarefa da transportadora observou o silêncio do rádio e seguiu um caminho ao norte até o Havaí, uma rota pouco percorrida e sujeita a tempestades de inverno, o que impedia o reconhecimento aéreo.
Almirante Isoroku Yamamoto, que planejou o ataque a Pearl Harbor.
No entanto, quando os navios alcançaram a posição de 230 milhas ao norte de Oahu nas primeiras horas de 7 de dezembro, eles permaneceram sem serem detectados. Submarinos japoneses à espreita do lado de fora de Pearl Harbor, no lado sul da ilha, colocaram cinco submarinos anões de dois homens no porto. Às 6 horas da manhã, a primeira onda de 183 caças e bombardeiros começou a girar e decolar.
Às 7h40, o líder da primeira vaga, comandante Mitsuo Fuchida, localizou as instalações militares em Pearl Harbor. Não vendo atividade, ele deu a ordem para atacar e depois transmitiu as palavras de código “Tora! Tora! Tora! ”De volta à frota - o sinal de que total surpresa foi alcançada. Os bombardeiros de torpedo entraram e lançaram torpedos especialmente modificados que corriam pelo porto raso e perfuravam os cascos dos navios ancorados na Battleship Row. O USS Arizona foi atingido por uma bomba perto de suas revistas de munição, causando uma explosão cataclísmica que matou quase 1.200 marinheiros.
Apesar da surpresa total, os americanos começaram a organizar e devolver o fogo em minutos, enchendo os céus com tiros antiaéreos e armas de fogo quando a segunda onda de 171 aviões chegou às 9h. Às 9h45. apenas duas horas após o início do ataque, acabou. Os pilotos japoneses voltaram para seus navios e partiram em triunfo. 2.403 militares americanos e civis foram mortos. Os japoneses afundaram ou danificaram com sucesso 19 navios, destruíram 188 aeronaves e danificaram muito mais, com apenas 29 aeronaves abatidas, 64 homens mortos e um tripulante submarino capturado.
Por fim, no entanto, o ataque falhou em seus objetivos estratégicos. Embora tenha sido um golpe impressionante, os japoneses falharam em retirar depósitos de combustível, docas secas e outras instalações essenciais para o esforço de guerra americano. A perda de alguns navios de guerra seria menos conseqüente do que o esperado em um conflito cada vez mais travado nos conveses dos porta-aviões, a muitos quilômetros de distância. Em vez de convencer os americanos a se submeterem, o ataque - que ocorreu antes de qualquer declaração oficial de guerra - os fez uivar por vingança e desinteressado nas negociações. Quando Yamamoto, o arquiteto do ataque, soube que a declaração de guerra não havia sido entregue até depois do ataque, há rumores de que ele disse: “Receio que tudo o que fizemos hoje seja despertar um grande gigante adormecido e enchê-lo de uma terrível resolução. "
Um mapa de Pearl Harbor foi recuperado de um submarino japonês capturado.
Os pilotos recebem pedidos finais antes de decolar.
Os pilotos se reúnem para receber seus pedidos finais.
Um lutador Zero a bordo do transportador Akagi.
Os pilotos seguem para suas aeronaves.
Bombardeiros de mergulho giram no convés de uma transportadora antes de decolar.
Marinheiros aplaudem quando os aviões decolam de uma transportadora para atacar Pearl Harbor.
Aviões japoneses decolam de uma transportadora para se juntar ao ataque.
Um lutador Zero decola para se juntar ao ataque.
Uma nuvem de água entra em erupção quando um torpedo atinge o USS West Virginia, ancorado em Battleship Row, próximo à Ilha Ford.
Mitsuo Fuchida, que liderou a primeira onda do ataque aéreo. Mais tarde, serviu na Batalha de Midway e perdeu o bombardeio atômico de Hiroshima por um único dia. Após a guerra, ele se converteu ao cristianismo e viajou pelos Estados Unidos e Europa como evangelista.
Pearl Harbor durante a primeira onda do ataque.
Vista aérea do ataque.
Uma imagem tirada por um bombardeiro japonês mostra navios queimando e óleo se espalhando pela superfície do porto.
Hangares e aeronaves queimam no Wheeler Airfield, perto de Pearl Harbor.
Kazuo Sakamaki, o único tripulante sobrevivente em um submarino anão japonês que encalhou perto de Pearl Harbor, levando à sua captura como o primeiro prisioneiro de guerra japonês da guerra. 1956
Vazamentos de óleo de navios danificados na Battleship Row.
Tropas americanas enterram o corpo de um tenente japonês acidentado com honras militares.
(Crédito da foto: Museu Nacional da Aviação da Marinha dos EUA / AP / Hulton Archive / Getty Images).