24.9.07

É muita história: Tiradentes

É muita história: Tiradentes

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM734377-7823-E+MUITA+HISTORIA+TIRADENTES,00.html

PROJETO INTERDISCIPLINAR – MÓDULO III

PROJETO INTERDISCIPLINAR – MÓDULO III

Para este TERCEIRO MÓDULO de estudos, você cursará disciplinas que são específicas à sua formação e outras que são fundamentais para a sua habilitação. Nas disciplinas específicas, você terá a oportunidade de conhecer e aprofundar os conteúdos próprios de sua área. Já nas disciplinas de formação docente, você irá ampliar seus conhecimentos sobre a realidade e os
fundamentos da Prática Educativa. Neste sentido, você já deve ter percebido que não há como ser um bom educador sem conciliar estas duas áreas de formação. Por isso, a equipe pedagógica da UNIASSELVI procurou pensar uma Prática Educativa coerente e pertinente para esta etapa. Assim, o tema proposto é:

DESENVOLVIMENTO HUMANO NO PROCESSO EDUCATIVO

Desta forma, para as Práticas Educativas deste módulo, forme seu grupo (de até 5 integrantes) e monte um projeto para analisar o contexto educativo a partir do eixo temático proposto. A problematização deste tema está focada nas seguintes questões:

Quais as relações entre o processo educativo e o desenvolvimento humano?

É possível a ação docente dar conta de questões afetivas e cognitivas?

Como a escola resolve (encaminha) as questões de ordem psicológica e/ousocial que se apresentam no espaço escolar?

Como as questões sociais (de ordem cultural, política, econômica e religiosa) se entrelaçam no processo educativo e contribuem para o desenvolvimento humano?


Neste sentido, para esta prática não há necessidade de fazer uma aplicação prática em atividades disciplinares na sala de aula. A proposta é que vocês dialoguem com alguns educadores, no objetivo de tomar conhecimento sobre como o desenvolvimento humano se dá no processo educativo. Para isso, vocês irão fazer leituras sobre o tema, organizar o projeto e aplicar algumas entrevistas com professores. A partir disso, vocês irão redigir o memorial descritivo.

Vejamos, por etapas, como vocês devem proceder para realizar essa prática:PRIMEIRA ETAPA – PROJETO

Para construir um projeto, vocês precisam integrar os seguintes passos:

1 Apresentar o tema;
2 Apresentar os objetivos;
3 Apresentar a justificativa (pautada em uma fundamentação teórica);
4 Apresentar a metodologia da pesquisa;Apresentar uma proposta de pesquisa bibliográfica e outras fontes;
Elaborar cinco perguntas (abertas) a partir do eixo temático propostoda delimitação do projeto.
Definir quantos professores cada integrante da equipe irá entrevistar (no mínimo dois para cada acadêmico).

5 Apresentar o cronograma de execução;
6 Referências.

Obs.: Após a organização do projeto, vocês irão aplicar as entrevistase, com as respostas em mãos, cada um deverá desenvolver o seu memorial descritivo.

SEGUNDA ETAPA – MEMORIAL DESCRITIVO (INDIVIDUAL)

Após a execução do projeto, cada acadêmico irá analisar as respostas e redigir o memorial. Para que haja coerência, sugerimos que você redija o memorial em três seções:

Depois das leituras realizadas, qual o seu entendimento sobre o desenvolvimento no processo educativo?

Que perguntas foram realizadas e que respostas você obteve?

Que considerações são possíveis de se fazer a partir das entrevistas?

Obs.: Lembramos que esta atividade será apresentada em forma de Memorial Descritivo. O Memorial Descritivo é um relato histórico, analítico e crítico, que apresenta e avalia os fatos/acontecimentos constituintesda atividade desenvolvida. A construção do projeto e a sua descrição (memorial) devem ser entregues ao monitor de sua turma no segundo encontroda última disciplina do módulo.

PRÁTICA EDUCATIVA

PRÁTICA EDUCATIVA

Prezado(a) Acadêmico(a)!

Você pode observar, na matriz curricular de seu curso, a existência de carga horária específica para as Práticas Educativas. As Práticas Educativas são previstas e regulamentadas pelo item 1 da resolução CNE/ CP 2, de 19/02/ 2002. Elas compreendem um componente curricular que deve ser realizado ao longo do seu curso, com carga horária de 414 horas. Agora veja: para que você possa integralizar esta atividade é necessário que você elabore e aplique projetos nterdisciplinares para cada um dos seis módulos de estudo. Na agenda de cada disciplina destes módulos será encaminhada a atividade: um projeto de ensino e aprendizagem para a sala de aula do Ensino Fundamental ou Médio que contemple a relação teoria- E prática, ou seja, a partir dos conteúdos teóricos estudados, você deve propor ações que possam ser desenvolvidas em sala de aula. Assim sendo, você construirá um projeto, em equipe de até cinco integrantes, que deve ser aplicado em uma escola de sua cidade. Se você já é professor, este projeto pode ser aplicado em sua própria sala de aula.

Para construir um projeto você precisa integrar os seguintes passos:

1 Apresentar o tema
2 Apresentar os objetivos
3 Apresentar a justificativa (pautada em uma fundamentação teórica)
4 Apresentar a metodologia de trabalho
5 Propor formas de avaliação
6 Apresentar o cronograma de execução


Após a execução do projeto, você irá descrever o processo (ou seja, como foi realizada a atividade na escola? Qual foi a participação dos alunos? Quais os resultados alcançados?), em forma de memorial descritivo.

Lembramos que o Memorial Descritivo é um relato histórico, analítico e crítico, que apresenta e avalia os fatos/acontecimentos que constituíram a trajetória da atividade desenvolvida. A construção do projeto e a sua descrição (memorial), devem ser entregues ao monitor de sua
turma no segundo encontro da última disciplina do módulo.

19.9.07

LINK PARA VIDEOS DO QUADRO E MUITA HISTÓRIA

OS LINKS ABAIXO SÃO DOS EPISÓDIOS DO QUADRO DO FANTÁSTICO
E MUITA HISTÓRIA.

PRIMEIRO EPISÓDIO
Dia de Fúria

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM728673-7823-E+MUITA+HISTORIA+DIA+DE+FURIA,00.html


SEGUNDO EPISÓDIO
o Conde Maurício de Nassau

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM731708-7823-E+MUITA+HISTORIA+O+CONDE+MAURICIO+DE+NASSAU,00.html

Aluno a distância vai melhor no Enade

10/09/2007 - 09h35
Aluno a distância vai melhor no Enade

Folha Online

Os alunos que ingressaram em cursos superiores com a modalidade de educação a distância têm mostrado melhor desempenho do que os estudantes que fazem o mesmo curso da maneira tradicional, segundo os primeiros resultados do Enade (exame do MEC que avalia o ensino superior), revela reportagem publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes da Folha ou do UOL).
Levantamento feito pelo Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) aponta que os alunos de cursos a distância se saíram melhor em 7 das 13 áreas onde essa comparação é possível.
A análise mostra vantagem ainda maior nos primeiros anos de curso --9 entre 13 áreas de ensino. Turismo e ciências sociais apresentam vantagem favorável aos cursos a distância. No ensino presencial, o melhor desempenho foi registrado nos cursos de geografia e história

5.9.07

Historia da América




A pintura rupestre da “Caverna das Mãos”: uma manifestação do homem paleolítico na Patagônia.


O processo de ocupação do continente americano aconteceu a milhares de anos atrás. Apesar do consenso existente com respeito a essa informação, não existe uma data exata reconhecida por todos os especialistas da área. Se de um lado temos estudiosos que trabalham com a datação de 60 mil anos atrás, outros preferem trabalhar com a hipótese de que os primeiros homens americanos teriam surgido há 12 mil anos. Em meio a tantos vestígios diferentes, a exatidão é praticamente uma tarefa impossível.

Contudo, sabemos que a história do homem nas Américas começa no período Paleolítico Inferior, época que tem suas informações fundamentais restritas à análise de um conjunto específico de vestígios. Em geral, o homem americano trabalhava com instrumentos produzidos em pedra talhada. Além de utilizarem pedras talhadas com uma ou duas faces, os grupos dessa época também construíam objetos com ossos de bisões, camelídeos, mastodontes e mamutes.

Na passagem do Paleolítico Inferior para o Paleolítico Superior, há 17 mil anos, a caça se transformou em uma prática mais comum entre os grupos humanos. A prova material dessa mudança pode ser atestada na aparição de pontas de flecha, facas e outros instrumentos pontiagudos utilizados no abatimento e no corte da carne animal. Vale destacar que a caça provocou uma ampliação do cardápio dessas populações e a adoção das peles como vestimenta.

Na Patagônia, porções sul do território argentino, foram encontradas pinturas rupestres, restos de fogueira e pontas de lança que evidenciam a chegada do homem a essa região há mais ou menos 11.500 anos. Além da caça, os povos dessa região também se sustentavam através da coleta de frutos do mar e da pesca de peixes. Assim como no litoral brasileiro, a Patagônia é marcada pela existência de depósitos calcários também conhecidos como sambaquis.

Em Monte Verde, no Chile, temos um rico sítio arqueológico onde especialistas encontraram restos de madeira, plantas medicinais, ferramentas e pegadas humanas. O alto número de vestígios dessa localidade é explicado pela formação das turfas, material orgânico fossilizado capaz de preservar os vestígios pré-históricos encontrados na região. Segundo apontam as estimativas, os fósseis de Monte Verde teriam entre 13.500 e 11.800 anos de idade.