Por Fernando Rebouças
Em 14 de dezembro de 1911, chegava ao Polo Sul a expedição do explorador norueguês Roald Amundsen, a primeira expedição a chegar na região. Anteriormente, Amundsen tinha o objetivo de atingir o Polo Norte, porém, oficialmente, na época, a região do Polo Norte já havia sido ocupada pelos exploradores Frederick Cook e Robert Peary, até os diasatuais há controvérsias sobre qual foi a real expedição a ter ocupado o Polo Norte.
Referente ao Polo Sul, Amundsen alcançou o Polo Sul antes do inglês Robert Falcon Scott, da Expedição Terra Nova. Naqueles dias, enquanto que Amundsen e sua equipe retornaram sãos e salvos, todos da Expedição Terra Nova (Robert Falcon e mais quatro companheiros) haviam morrido durante a viagem.
Como referido no início do texto, Amundsen sonhava em ser o primeiro a descobrir e explorar o Ártico (Polo Norte), utilizando navio preparado para navegar sobre o gelo, apesar de obter patrocínio, pessoal e ferramentas para o seu projeto, desistiu depois de saber da exploração já realizada por exploradores norte-americanos no Ártico.
A partir daí, aproveitando as condições e o seu sonho de primazia, Roald Amundsen rumou para o Polo Sul. Inicialmente, mentiu para a sua equipe à bordo que pensavam estar navegando em direção ao Ártico. Partiram em outubro de 1911.
Apesar do sucesso obtido em sua viagem, a imprensa e a sociedade europeia prestou mais atenção sobre a desastrosa viagem de seu competidor inglês, Robert Falcon Scott, que alcançou a região depois e faleceu junto com os seus companheiros. Amundsen foi o primeiro a fincar uma bandeira no extremo sul do planeta Terra, sobre a sua façanha, declarou:
“Não conheço nenhum homem que tenha estado um dia num lugar tão diametralmente oposto a seu objeto de desejo como eu estava naquele momento”.
Já a equipe de Scott levava cães, trenós motorizados, pôneis e artilharia. A expedição de Scott começou a enfrentar dificuldades a partir do mês de novembro de 1911, pela falta de meios com tração adequados. Os ingleses enfrentaram temperaturas de 42°C abaixo de zero e não resistiram durante a exploração.
Depois de alcanças o Polo Sul, Amundsen tornou-se no primeiro herói nacional da Noruega, recém independente da Suécia.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expedi%C3%A7%C3%A3o_de_Amundsen_ao_Polo_Sul
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5516775-EI238,00-Chegada+do+homem+no+Polo+Sul+faz+anos.html